Sábado, 18 de Outubro de 2025
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Educação Piauí

2ª edição do Projeto Parlamento do Futuro promove formação política e cidadã de estudantes da rede pública estadual

O plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu, nessa quinta-feira (16), o lançamento da 2ª edição do Projeto Parlamento do Futuro, ...

17/10/2025 às 19h07
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu, nessa quinta-feira (16), o lançamento da 2ª edição do Projeto Parlamento do Futuro, uma iniciativa do legislativo piauiense, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), para promover a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, prestigiou a solenidade de abertura e destacou o caráter inovador do projeto, que propõe aos estudantes vivenciar o processo democrático desde o primeiro momento, fomentando a eleição dos representantes ainda nas escolas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Letícia Santos

“O diferencial do projeto, em relação a outros semelhantes no Brasil, é que, aqui, os estudantes passam por eleições diretas nas suas escolas. Só depois de eleitos deputados parlamentares do futuro é que vivem a experiência do dia a dia da Assembleia Legislativa do Piauí, fazendo debates, discussões, participando das comissões e das sessões, construindo e aperfeiçoando os seus projetos de lei, que, ao fim, serão apresentados ao Governador Rafael Fonteles para, se for o caso, ele submeter para apreciação desta casa, a Casa do Povo, como um projeto de lei”, explicou Washington Bandeira.

O projeto proporciona aos alunos uma imersão na rotina parlamentar, permitindo que eles atuem como deputados estaduais por três dias, durante o recesso legislativo. O Parlamento do Futuro é realizado a cada dois anos e é organizado pela Escola do Legislativo.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Letícia Santos

“Além do debate de forma democrática, de terem suas opiniões respeitadas e de respeitar as divergentes, é importante que vejam a política como instrumento de transformação social”, reforçou o presidente da Alepi, Severo Eulálio.

A ideia é que os representantes estudantis experienciam o processo democrático a partir da elaboração e defesa de projetos de lei, debates e votações no plenário da Alepi, com foco em temas como política, cidadania e participação popular.

O dispositivo de honra da solenidade de lançamento contou com a presença da estudante Luiza Maria, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, eleita presidenta da primeira edição do projeto. Além dela, outros 60 estudantes da rede pública estadual, prestigiaram a programação.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Letícia Santos

“Gostaria de reforçar aos meus colegas que irão participar do programa este ano, o quão importante é estudar e vivenciar a política na prática. Da importância de cada discurso, cada voto, lembrá-los que nós temos poder de mudança e de que a política começa no ato de se importar, de querer melhorar a realidade”, discursou Luiza Maria.

Em sua primeira edição, o Parlamento do Futuro contou com a participação de 30 estudantes, de 12 territórios regionais, e foi finalista da 5ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã. Para este ano, o projeto irá contemplar uma escola de cada Gerência Regional de Ensino (GRE), previamente selecionada.

“Estou muito empolgada com a possibilidade de ingressar no projeto. Minha expectativa é ter mais conhecimentos sobre política, experiências novas e, claro, buscar ajudar ainda mais o desenvolvimento da minha escola e de todas as outras da rede pública do Piauí”, garantiu Ana Carolina, estudante da 2ª série do ensino médio, no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Raldir Cavalcante Bastos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias