Sexta, 17 de Outubro de 2025
31°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Agricultura Agricultura

Embrapa realiza cursos sobre cultivo de caju e goiaba em Conceição do Canindé

Treinamentos acontecem nos dias 29 e 30 de outubro e vão abordar manejo, produção de mudas e controle de pragas

17/10/2025 às 08h47 Atualizada em 17/10/2025 às 08h59
Por: Amanda Lafayette Fonte: Embrapa
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Claudio Noroes/Embrapa
Foto: Reprodução/Claudio Noroes/Embrapa

Agricultores, estudantes e técnicos de assistência técnica e extensão rural de Conceição do Canindé (PI) vão participar, nos dias 29 e 30 de outubro de 2025, de capacitações sobre o cultivo de caju e goiaba, promovidas pela Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI). As atividades serão realizadas na Câmara Municipal do município.

No dia 29, o curso “Tecnologias para o cultivo do cajueiro” vão conhecer a importância socioeconômica da cajucultura no Meio-Norte do Brasil; o desempenho da cadeia produtiva do caju; como implantar e manejar um pomar de cajueiro; as características de jardim clonal e jardim de sementes; propagação, produção de mudas e implantação do viveiro; clones comerciais indicados e substituição de copas de cajueiro comum improdutivo. Além disso, também vão receber informações sobre os tipos de podas; pragas e doenças do cajueiro e manejo dos pomares. A capacitação será ministrada pelo engenheiro agrônomo da Embrapa Meio-Norte, Pedro Rodrigues.

Já no dia 30, será a vez do curso “Cultivo da goiabeira irrigada”, conduzido pelo pesquisador Humberto Umbelino, também da Embrapa Meio-Norte. A capacitação vai tratar da importância socioeconômica da cultura da goiaba, preparo do solo e adubação, transplantio de mudas, manejo de irrigação, controle fitossanitário e colheita.

Durante o curso, os participantes também farão uma prática de campo na Unidade de Referência Tecnológica de Goiaba, localizada na Fazenda Maravilha.

As duas capacitações integram o projeto “Inovações para sistemas de produção sustentável de alimentos, visando à inclusão produtiva e à redução dos impactos negativos das mudanças climáticas para o Nordeste”, liderado pela Embrapa Semiárido (Petrolina-PE).

A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Produtores Rurais Irrigantes do Vale do Canindé (Assivale), da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e da Prefeitura de Conceição do Canindé.


(Foto: Reprodução)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias