
O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta quarta-feira (15), o novo prédio do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPMPI), localizado na Rua David Caldas, no Centro-Sul de Teresina. A obra, realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), teve investimento de R$ 1,75 milhão.
O novo espaço foi totalmente reformado e ampliado, oferecendo mais funcionalidade e acessibilidade aos policiais e à população. No térreo, há recepção, salas operacionais, cozinha, refeitório e alojamentos com banheiros individuais. Já o pavimento superior conta com auditório, áreas administrativas e sala multifuncional para treinamentos e reuniões. Todos os ambientes são climatizados, com internet, mobiliário novo e estrutura adaptada às normas de segurança e acessibilidade. Assim como os demais batalhões da capital, o 1º BPM funciona 24 horas por dia, garantindo atendimento contínuo à população.

Durante a solenidade, o governador Rafael Fonteles destacou que a entrega marca a modernização do primeiro batalhão da capital dentro do programa de ampliação e revitalização das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP). “Estamos revitalizando e modernizando todos os prédios da segurança pública, assim como fazemos na saúde e na educação. É o maior investimento da história em infraestrutura e tecnologia na segurança. Esse batalhão é o centro da segurança pública da região central, um espaço adequado tanto para o trabalho dos nossos policiais quanto para o atendimento da população”, afirmou o governador.

Segurança reforçada
O secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, destaca que o novo espaço é estratégico para o reforço das ações de combate ao crime na região central, que concentra grande fluxo de pessoas e comércios. “O 1º Batalhão precisava dessa revitalização. Estamos entregando uma sede estruturada e digna, que fortalece o policiamento e o atendimento à população. Mas, o problema do Centro não se resolve só com polícia, é preciso pensar em moradia, assistência social e recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade”, pontuou.

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, destacou a continuidade dos serviços prestados mesmo durante a obra e os resultados positivos já alcançados na região. “O batalhão continuou atuando durante a reforma e agora volta para um prédio moderno e funcional. Já são três meses sem homicídios no Centro e uma redução de mais de 50% nos casos de furtos e arrombamentos. Isso mostra o impacto do trabalho integrado e da presença policial”, finaliza o coronel.
Acidente Estrutura de madeira desaba e deixa mãe e filho feridos no Parque da Cidadania, em Teresina
Manutenção Elevado da avenida Miguel Rosa, em Teresina (PI) será interditado neste domingo (18) para estudos técnicos
Risco no trânsito PRF flagra crianças sendo transportadas de forma irregular em veículo na BR-010 em Imperatriz, no Maranhão
Segurança Suspeito de praticar estelionatos em Cascavel é preso pela Polícia Civil
Segurança Investigado é preso em flagrante pela Polícia Civil por comercializar medicamentos sem autorização na Capital
Segurança Polícia Militar apreende mais de 240 caixas de cigarros em galpão de Pacajus
Piauí Denarc apreende mais de 1,8 tonelada de drogas em 2025 e reforça combate ao tráfico no Piauí
Piauí Violência contra mulher: número de agressores presos pela Polícia do Piauí subiu 78%; saiba como denunciar
Piauí Na primeira grande operação do ano, forças de segurança prendem 10 pessoas e apreendem drogas e armas em Teresina Mín. 24° Máx. 38°