
Em solenidade no auditório do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca), na Barra do Ceará – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8), foram empossados os novos membros do Comitê de Prevenção da Violência de Fortaleza. O evento aconteceu nesta segunda-feira (6), e contou com a presença do prefeito da capital, Evandro Leitão, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Sá, entre outras autoridades.
O Comitê Municipal de Prevenção da Violência é uma das instâncias da estrutura de governança do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará, o PreVio. A missão dele é articular esforços de prefeituras, forças de segurança e do sistema de Justiça na construção de políticas públicas integradas com o viés de prevenção à violência. Integram o comitê a sociedade civil, gestores municipais e estaduais e membros do Poder Judiciário.
“O Comitê traz essa transversalidade capaz de transformar a vida das pessoas, (numa vida) cada vez mais tranquila e em paz”, enalteceu o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá. Em coletiva para imprensa, o gestor da SSPDS destacou ainda que, em todas as sociedades civilizadas, ocorre uma articulação entre atores públicos e privados “dando o tom da resposta conforme a gravidade dos crimes e todos (atores públicos) agindo juntos com muito rigor, como também propiciando oportunidades”.

Fortaleza é o 10º município do estado a realizar posse dos novos membros do Comitê Municipal. Além da capital cearense, contam com comitês municipais: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Juazeiro do Norte e Crato. “Nos colegiados de cada um desses municípios, são debatidas medidas de combate à violência e estratégias de médio e longo prazos de prevenção à violência”, frisou o coordenador executivo do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), Avilton Junior.
Também estiveram presentes na solenidade: o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), cel. Sinval Sampaio; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Leonardo Barreto; e a superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Juliana Barroso. Além destes, marcou presença o secretário do Trabalho do Estado do Ceará (Set), Vladyson Viana.
Acidente Estrutura de madeira desaba e deixa mãe e filho feridos no Parque da Cidadania, em Teresina
Manutenção Elevado da avenida Miguel Rosa, em Teresina (PI) será interditado neste domingo (18) para estudos técnicos
Risco no trânsito PRF flagra crianças sendo transportadas de forma irregular em veículo na BR-010 em Imperatriz, no Maranhão
Segurança Suspeito de praticar estelionatos em Cascavel é preso pela Polícia Civil
Segurança Investigado é preso em flagrante pela Polícia Civil por comercializar medicamentos sem autorização na Capital
Segurança Polícia Militar apreende mais de 240 caixas de cigarros em galpão de Pacajus
Piauí Denarc apreende mais de 1,8 tonelada de drogas em 2025 e reforça combate ao tráfico no Piauí
Piauí Violência contra mulher: número de agressores presos pela Polícia do Piauí subiu 78%; saiba como denunciar
Piauí Na primeira grande operação do ano, forças de segurança prendem 10 pessoas e apreendem drogas e armas em Teresina Mín. 24° Máx. 36°