Nesta segunda-feira (6), o governador Rafael Fonteles entregou máquinas agrícolas de grande porte para 28 municípios do Piauí. Pela manhã, foram entregues 4 retroescavadeiras e 2 pás-carregadeiras. Outras 22 máquinas foram entregues na tarde deste domingo (5) no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde.
Além da entrega dessas máquinas, a previsão é de que mais 150 sejam entregues até dezembro, de acordo com o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Piauí, Alysson Pego. “Já ultrapassamos a entrega de 50 maquinários no estado e a previsão é chegar a 150 até o fim do ano. Esses investimentos têm impacto direto na mobilidade rural e no aumento da produtividade agrícola”, anunciou o gestor.
Para o governador Rafael Fonteles, a articulação entre as esferas de governo (federal, estadual e municipal) e parlamentares serve para ampliar a infraestrutura rural no Piauí. “Essa parceria gera entregas concretas para a população, especialmente na zona rural, com equipamentos que ampliam as condições de trabalho e atendimento nos municípios”, afirmou o gestor.
O maquinário foi adquirido por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Parte dos recursos para aquisição do maquinário é proveniente do Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes (Setrans).
As seis máquinas entregues foram adquiridas com recursos de emenda parlamentar da senadora Jussara Lima e do deputado federal Júlio César Lima.
“Estamos entregando equipamentos que chegam onde os problemas realmente acontecem, nos municípios, onde vivem as pessoas que dependem dessas ações. Essa entrega é parte do compromisso do governo e bancada federal em levar benefícios às regiões que mais necessitam”, destacou a senadora.
Segundo o deputado federal Júlio César, a distribuição do maquinário gera impactos no cotidiano dos municípios.
“Cada prefeito que recebe hoje um equipamento está levando uma ferramenta essencial para melhorar, por exemplo, a coleta de lixo, a manutenção das estradas vicinais e o preparo das terras para o cultivo”, reforçou o parlamentar.
(Foto: Reprodução: Gabriel Paulino/Secom)
(Foto: Reprodução: Gabriel Paulino/Secom)
Mín. 27° Máx. 40°