Nesta quarta-feira (1°), o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou uma campanha de multivacinação voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos. Durante o evento, o ministro fez um forte apelo a pais, mães e responsáveis para que atualizem a caderneta de vacinação dos filhos, destacando a segurança e eficácia das doses e o legado da imunização no Brasil.
"Sou pai de uma criança de 10 anos e faço questão de ela estar com todo o seu calendário vacinal em dia," afirmou Padilha, usando o exemplo pessoal para reforçar a importância da imunização.
O ministro, que é médico infectologista, destacou a complexidade do calendário vacinal atual e sugeriu o uso de ferramentas digitais. "Uso a caderneta digital da criança porque é cada vez mais amplo o nosso calendário. Mesmo um médico infectologista como eu, se não olhar a caderneta, às vezes, pode esquecer de uma vacina ou outra." Segundo ele, o sistema digital ajuda a lembrar os pais sobre as datas de vacinação.
Padilha aproveitou a coletiva de imprensa para rebater a hesitação vacinal, citando a segurança dos imunizantes. Ele afirmou que não vacinaria a própria filha "se não tivesse confiança absoluta na segurança, na qualidade e na importância dessas vacinas", ampliando a mesma garantia aos demais cidadãos.
O ministro buscou resgatar a história da vacinação no país, lembrando a luta das gerações anteriores: "Quero relembrar aos pais e mães que eles só não tiveram paralisia infantil, só não tiveram meningite, só não tiveram doenças extremamente graves porque, um dia, seu pai e sua mãe enfrentaram situações muito mais difíceis."
Um dos grandes obstáculos para o aumento das coberturas vacinais, segundo Padilha, é a desinformação. Pesquisas apoiadas pelo Ministério da Saúde indicam que a hesitação vacinal é real, sendo alimentada por mentiras que foram disseminadas durante a pandemia de Covid-19 e que continuam circulando.
Ao encerrar seu discurso, Padilha insistiu que a vacina é a melhor tecnologia desenvolvida pelo ser humano para salvar vidas.
"Não negue o direito ao seu filho de ter a melhor tecnologia para salvar vidas que o ser humano descobriu e desenvolveu ao longo desses anos que é a vacina," concluiu, convidando pais e mães a aproveitarem o mês de outubro, o mês da criança, para atualizar todas as vacinas do calendário nacional.
(Foto: Reprodução/Walterson Rosa/Agência Brasil)
Mín. 22° Máx. 40°