Domingo, 28 de Setembro de 2025
33°

Tempo limpo

Teresina, PI

Saúde Piauí

Linha de Cuidado do Idoso fortalece atenção integral à saúde no estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) atua na organização da Linha de Cuidado do Idoso, uma diretriz do Ministério da Saúde aprovada pela Resolu...

28/09/2025 às 08h55
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) atua na organização da Linha de Cuidado do Idoso, uma diretriz do Ministério da Saúde aprovada pela Resolução da CIB-PI nº 336/2024. O serviço é realizado por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Idoso, Gerência de Atenção à Saúde, Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas) e Superintendência de Atenção Primária à Saúde e Municípios (Supat).

A estratégia tem como objetivo estruturar e coordenar a atenção integral e contínua à população idosa em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Mais do que tratar doenças, a Linha de Cuidado do Idoso promove um atendimento personalizado, levando em conta a capacidade funcional e as necessidades específicas de cada pessoa, sempre com foco na autonomia, independência e qualidade de vida.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde da Sesapi, Joselma Maria Rodrigues, a linha representa um fluxo mais organizado e resolutivo de acesso aos serviços.

“Esses serviços iniciam no município e, dentro da Rede de Atenção à Saúde, o idoso tem acesso conforme suas necessidades, seja na Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou em ambulatórios especializados. Além disso, a Sesapi está planejando oficinas de qualificação para os municípios acerca da temática e qualificação de indicadores de cuidado da pessoa idosa”, explica Joselma Maria.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias