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Programa assegura a pacientes do interior tratamento de média e alta complexidade em outros municípios ou estados

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é um serviço da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) que garante o custeio de transporte e diárias para pacie...

27/09/2025 às 09h45
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
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Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é um serviço da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) que garante o custeio de transporte e diárias para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de atendimentos médicos de média e alta complexidade em outros municípios ou estados, quando esses serviços não estão disponíveis em sua cidade de origem.

Para ter acesso ao benefício, o paciente — e, quando necessário, seu acompanhante — deve apresentar a documentação exigida e aguardar a autorização da equipe técnica do programa. As solicitações passam por análise criteriosa, incluindo auditoria médica que avalia a conformidade técnica e clínica de cada caso, podendo aprovar ou indeferir os pedidos. Após o deslocamento, é obrigatória a prestação de contas no prazo de até cinco dias úteis.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A coordenadora do TFD, Keity Cristina, destaca que o Procedimento Operacional Padrão (POP) do programa está disponível no site da Sesapi , reunindo todas as informações sobre o fluxo de funcionamento.

“Esse documento padroniza todos os protocolos relacionados ao TFD: como o paciente deve solicitar o benefício, quais documentos são necessários, quais direitos e responsabilidades envolvem pacientes e gestores. O POP descreve todo o fluxo operacional, desde a entrada da solicitação até o recebimento de passagens e pagamentos necessários para o atendimento”, explica a gestora.

Os documentos devem ser enviados por e-mail ou WhatsApp em um único arquivo PDF. O atendimento do TFD funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Contatos:

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos seguintes canais:

WhatsApp (86) 99466-7456 (informações gerais), (86) 99425-3304 (Serviço Social), (86) 99426-7157 (Setor de Passagens) e (86) 99454-7309 (Prestação de Contas).

Também estão disponíveis os seguintes e-mails: [email protected] (cadastro), [email protected] (prestação de contas de viagens para fora do estado), [email protected] (prestação de contas do interior para Teresina) e [email protected] (Serviço Social).

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