A rodada do fim de semana no Brasileirão Série A foi cheia de surpresas e resultados que mexeram bastante com a tabela de classificação. A briga pelo título ficou ainda mais acirrada, e a parte de baixo da tabela também teve mudanças significativas. A próxima rodada promete ainda mais emoções, com confrontos diretos que podem definir os rumos da competição, tanto no topo quanto na parte de baixo da tabela.
Destaques da rodada: Palmeiras na briga e empate no clássico
O principal destaque foi a aproximação do Palmeiras na liderança. Após golear o Fortaleza por 4 a 1 no sábado, o time de Abel Ferreira encostou de vez no líder Flamengo. O Verdão fez a sua parte em campo e, no dia seguinte, comemorou o empate do rival carioca, o que deixou a disputa pelo título praticamente empatada, com ambos os clubes tendo chances muito semelhantes. O Palmeiras, inclusive, tem um jogo a menos, o que pode ser um trunfo no decorrer da competição.
Foto: Reprodução/SEP
Outro jogo que chamou atenção foi o clássico carioca entre Flamengo e Vasco da Gama, que terminou em 1 a 1. Mesmo jogando em casa e com o favoritismo, o Flamengo não conseguiu superar o rival e perdeu a chance de abrir uma vantagem maior na ponta da tabela. O resultado foi comemorado pelo Palmeiras, mas também pelo próprio Vasco, que conseguiu um ponto importante na luta para fugir da zona de rebaixamento.
Foto: Reprodução/CBF
Zona de rebaixamento e G4: Disputa fica mais intensa
Na parte de baixo da tabela, o Sport, lanterna da competição, conseguiu uma vitória crucial por 1 a 0 contra o Corinthians, reacendendo as esperanças de se salvar do rebaixamento. Apesar do resultado, a situação do time pernambucano ainda é bastante delicada, mas a vitória pode dar um novo ânimo para as próximas rodadas.
O Santos conseguiu uma importante vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo com gol marcado por Guilherme, no clássico paulista na Vila Belmiro, respirando mais aliviado na tabela. Enquanto isso, o Grêmio venceu o clássico contra o Internacional por 3 a 2, em um jogo emocionante e regado de polêmicas no Beira-Rio. O resultado fez o tricolor gaúcho ganhar algumas posições e se afastar um pouco do Z4. Com a vitória, o Grêmio quebra o jejum sem vitórias sobre o rival no ano e ainda fez o colorado demitir o treinador Roger Machado.
Foto: Reprodução/CBF
O Cruzeiro também se deu bem e assumiu a segunda colocação após vencer de virada o Red Bull Bragantino por 2 a 1 no estádio do Mineirão. A Raposa está fazendo uma campanha sólida e se consolida cada vez mais no topo da tabela. Por fim, a vitória do Mirassol por 2 a 0 sobre o Juventude fez com que o time paulista retornasse ao G4, na zona de classificação para a Libertadores.
Classificação e próximos passos
A 24ª rodada do Brasileirão deixou a tabela ainda mais embolada. O Flamengo segue na liderança, mas com o Palmeiras na cola, ambos com a mesma porcentagem de chance de título. O Cruzeiro se firmou como o segundo colocado, e a briga por uma vaga na Libertadores, no G4, está a todo vapor. Na outra ponta, os times do Z4, como o Sport, Juventude e Fortaleza, precisam de uma recuperação urgente para não se complicarem de vez.
Classificação após 24º rodadas:
01º - 51pts - 23J - FLAMENGO
02º - 50pts - 24J - CRUZEIRO
03º - 49pts - 22J - PALMEIRAS
04º - 42pts - 23J - MIRASSOL
05º - 39pts - 23J - BOTAFOGO
06º - 37pts - 22J - BAHIA
07º - 35pts - 24J - SÃO PAULO
08º - 31pts - 22J - FLUMINENSE
09º - 31pts - 24J - RED BULL BRAGANTINO
10º - 29pts - 24J - CORINTHIANS
11º - 28pts - 23J - CEARÁ
12º - 28pts - 23J - GRÊMIO
13º - 27pts - 23J - INTERNACIONAL
14º - 26pts - 23J - SANTOS
15º - 25pts - 22J - ATLÉTICO/MG
16º - 24pts - 23J - VASCO
17º - 22pts - 24J - VITÓRIA
18º - 21pts - 23J - JUVENTUDE
19º - 18pts - 23J - FORTALEZA
20º - 14pts - 22J - SPORT
Classificados para a fase de grupos da Libertadores
Classificados para a fase prévia da Libertadores
Classificados para a fase de grupos da Sulamericana
Rebaixados para a Série B
Mín. 25° Máx. 39°