Quarta, 12 de Novembro de 2025
36°

Tempo limpo

Teresina, PI

Saúde Piauí

Ceir participa de sessão solene da Alepi em homenagem à musicoterapia

Para celebrar o papel e a força da musicoterapia, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou sessão solene em alusão ao dia do musicoterape...

18/09/2025 às 17h38
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Para celebrar o papel e a força da musicoterapia, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou sessão solene em alusão ao dia do musicoterapeuta, comemorado neste mês. Em reconhecimento pelos 15 anos de musicoterapia ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) participou da homenagem ao lado do vice-presidente da Alepi, o deputado Francisco Lima, representantes da Associação de Musicoterapia do Piauí e sociedade civil.

Representando o Ceir, Cláudia Ferraz ressaltou a importância da musicoterapia no processo de reabilitação. “Eventos como esse reforçam nossa busca por visibilidade para ressaltar a importância da musicoterapia dentro da saúde. Apresenta como a musicoterapia atua, quem é o profissional habilitado e de como ela contribui para organizar o indivíduo, promovendo a melhoria das funções mentais, físicas e emocionais”, afirmou.

Autor da proposta da solenidade, o deputado Francisco Lima destacou a eficiência da musicoterapia na saúde. “O alcance da musicoterapia vai além. Ela salva vidas, sobretudo quando utilizada como ferramenta terapêutica, provando seu impacto positivo na saúde, bem-estar emocional e inclusão”, destacou o parlamentar.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Ceir já soma mais de 30 mil atendimentos na musicoterapia pelo SUS desde 2010. Nessa trajetória, a prática reúne histórias e vivências únicas. Francisco de Assis Carvalho já foi paciente do Ceir e foi convidado para compartilhar sua experiência com a musicoterapia. “Antes nós não tínhamos esse centro de reabilitação. Entrei em 2010 no Ceir e, para mim, como músico, a música caiu muito bem junto à fisioterapia. Eu respiro música. Graças aos profissionais e toda equipe, eu me reabilitei”, celebrou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias