
A Vedacit apresenta seu Relatório de Sustentabilidade 2024, que reúne informações sobre inovação, responsabilidade socioambiental e práticas de governança da companhia.
Com 89 anos de atuação, a empresa integra o Grupo Baumgart. Em 2024, avançou em sua agenda ESG, fortalecendo pilares como governança, meio ambiente, impacto social e inovação em processos e produtos.
"Foi um ano de transição. Lançamos as bases para um futuro mais alinhado às necessidades reais da sociedade. Nosso Relatório de Sustentabilidade retrata uma trajetória de transparência e nos convida a permanecer no caminho da evolução", afirma Vitor Cybis, executivo de Marketing da companhia.
Segundo ele, a inovação foi um dos focos de 2024, com o reposicionamento da marca sob a assinatura "Paz pra Toda Obra". A campanha destacou o papel da impermeabilização como fator de segurança e qualidade de vida. "Nossas embalagens foram redesenhadas com mais didatismo, linguagem acessível e QR Codes que direcionam para tutoriais e conteúdos educativos, facilitando o uso correto dos produtos", explica Cybis. Além disso, a Vedacit testou embalagens compostáveis e otimizou fórmulas para maior rendimento e durabilidade.
Outro ponto abordado no Relatório é a transferência da operação fabril de São Paulo para a nova unidade industrial em Itatiba (SP), projeto iniciado há cinco anos. O complexo foi planejado com foco em eficiência, automação, ergonomia e redução de impactos ambientais, contando com recursos da Indústria 4.0, certificação LEED e uma Estação de Tratamento de Efluentes em fase final de implantação.
A mudança para Itatiba envolveu reorganização logística e de equipes. Como parte dessa nova fase, a Vedacit reestruturou sua área comercial, que passou de quatro para sete regionais, além da criação de uma regional técnica para atender construtoras e profissionais do setor.
Outro marco de 2024 foi o início do processo de recertificação como Empresa B, que avalia o alinhamento da companhia a padrões globais de desempenho socioambiental, transparência e responsabilidade corporativa.
No campo social, o Instituto Vedacit ampliou sua atuação, alcançando novos públicos com iniciativas de reforço escolar, empreendedorismo jovem e acesso à moradia. Em Itatiba, por exemplo, o Projeto Estrutura aprovou 25% dos alunos participantes na ETEC local. A empresa também intensificou a parceria com o Senai Nacional, oferecendo cursos técnicos voltados à impermeabilização e contribuindo para a qualificação da mão de obra do setor.
A companhia recebeu reconhecimentos no setor da construção civil, como o Prêmio Anamaco – com destaque para as categorias Impermeabilizantes (Pulverização e Grandes Clientes) e Mantas Asfálticas (Grandes Clientes) – e o Prêmio Top of Mind da Revista Revenda, nas categorias Impermeabilizantes, Cupinicida Vedacit e Manta Asfáltica.
Na área de Qualidade, a Vedacit obteve o Selo PQ-IBI, concedido pelo Instituto Brasileiro de Impermeabilização, após avaliação técnica da linha de mantas asfálticas.
"Nossa proposta é continuar avançando com responsabilidade, sempre atentos ao propósito de transformar a vida das pessoas por meio de habitação saudável", conclui Cybis.
Negócios Palestra do Bom Dia RH fala sobre vantagem competitiva oculta na liderança
Economia COP30 reforça importância do debate sobre justiça climática
Negócios Decreto sobre plástico define metas de reciclagem até 2026
Trabalho Lula assina decreto que altera regras do Programa de Alimentação do Trabalhador e reduz prazos de repasse a comércios
Psicultura Preços da tilápia sobem com redução da oferta de peixes
Agronegócio Maranhão alcança R$ 12,9 bilhões em valor de produção agrícola e se mantém entre os maiores do Nordeste Mín. 24° Máx. 39°