A diretora de Interlocução Institucional da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), Karina Sampaio, participou, nessa quarta-feira (17), do painel com o tema “A realidade social e contexto da vida das juventudes brasileiras na região Nordeste”, realizado durante o Fórum dos Conselhos da Juventude, que está sendo realizado desde terça (16) e que encerra nesta quinta-feira (18), em Teresina.
Na ocasião, a diretora destacou a importância de trabalhar políticas públicas para a juventude a partir da perspectiva da prevenção, do cuidado e da reinserção social. Ela pontuou que a pauta principal foi pensar em ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, além de chamar atenção para um novo desafio: a crescente dependência de jogos de apostas online, como bets e “tigrinhos”, que já afetam de forma significativa os jovens.
“É fundamental discutir caminhos de prevenção e reinserção, mas também garantir a oferta de atividades e oportunidades que promovam a inclusão produtiva e a qualificação dos nossos jovens para o mercado de trabalho”, destacou a gestora.
A presença da Cendfol no fórum contribuiu para ampliar o diálogo sobre os desafios enfrentados pelas juventudes nordestinas e para a construção de estratégias que promovam alternativas saudáveis e novas oportunidades de desenvolvimento social.
Mín. 23° Máx. 40°