
A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) esteve presente na Parada Day, evento promovido pela Secretaria da Cultura (Secult), na Potycabana, em Teresina.
Por meio da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), da Coordenação Estadual de Doenças Transmissíveis e da Coordenação de Equidade, a Sesapi montou um stand com diversas ações voltadas para a prevenção combinada das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), HIV e Aids.
Foram oferecidos serviços de aconselhamento em ISTs, além da distribuição de preservativos, gel lubrificante, PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). A iniciativa busca orientar a população sobre cuidados preventivos e ampliar o acesso às estratégias de proteção.
A Coordenação de Equidade também marcou presença, divulgando informações sobre o Ambulatório Trans e sobre toda a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis no estado.

Para a gerente das coordenações na Parada Day, Joselma Oliveira, a presença da Sesapi fortalece o evento e amplia o acesso à informação. “Estamos aqui hoje contribuindo com o sucesso da Parada Day, trazendo serviços de grande relevância por meio da Coordenação de Equidade, da Coordenação de Doenças Transmissíveis e também do CTA. Nosso objetivo é ofertar serviços e divulgar o trabalho da Sesapi, principalmente na promoção e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. É um grupo muito diversificado e estamos aqui para contribuir com esse grandioso evento”, destacou a gestora.
O coordenador de Equidade da Sesapi, Felipe Silva, reforçou a importância da ação voltada ao público LGBTQIAPN+. “A Sesapi hoje está na Parada Day oferecendo serviços como a divulgação da saúde digital, do Ambulatório Trans Mário Rogério Castro e também com orientações sobre ISTs, autoteste de HIV e Aids. Esse evento é de grande importância para a população LGBT, fortalece as ações de saúde e evidencia o quanto essa população precisa de mais atenção e cuidado com a equidade”, afirmou.

Já a coordenadora de ISTs da Sesapi, Cristiane Rocha, destacou o compromisso da secretaria com a inclusão e o combate à discriminação.“O evento é um espaço de acolhimento da população LGBTQIA+. Estamos aqui com testagem rápida para HIV, informações sobre PEP, PrEP, distribuição de preservativos e aconselhamento. Reforçamos o empenho da Sesapi em combater qualquer forma de preconceito e discriminação. No SUS, todos têm acesso, e a população LGBT sempre será bem-vinda”, ressaltou a gestora.
Com a participação no evento, a Sesapi reafirma seu compromisso de estar próxima da população em diferentes espaços e momentos, inclusive nos dias de folia. A Sesapi destaca ainda o apoio incondicional à população LGBTQIAPN+, reforçando a promoção da equidade em saúde no Piauí.

Vacinação Continente americano perde certificado de região livre de sarampo após 12 meses de transmissão no Canadá
Saúde Cirurgias de contorno corporal devolvem firmeza e proporção
Saúde Fiocruz vai ampliar produção de kits diagnósticos para o SUS
Bebidas energéticas Jovem de 21 anos tem insuficiência renal grave após consumir 2 litros de energético por dia
Saúde No Novembro Roxo, Hias reforça importância do cuidado neonatal, acolhimento às famílias e celebra as altas de prematuros
Saúde Efeitos das mudanças do clima agravam alergias, diz especialista Mín. 26° Máx. 39°