A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) esteve presente na Parada Day, evento promovido pela Secretaria da Cultura (Secult), na Potycabana, em Teresina.
Por meio da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), da Coordenação Estadual de Doenças Transmissíveis e da Coordenação de Equidade, a Sesapi montou um stand com diversas ações voltadas para a prevenção combinada das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), HIV e Aids.
Foram oferecidos serviços de aconselhamento em ISTs, além da distribuição de preservativos, gel lubrificante, PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). A iniciativa busca orientar a população sobre cuidados preventivos e ampliar o acesso às estratégias de proteção.
A Coordenação de Equidade também marcou presença, divulgando informações sobre o Ambulatório Trans e sobre toda a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis no estado.
Para a gerente das coordenações na Parada Day, Joselma Oliveira, a presença da Sesapi fortalece o evento e amplia o acesso à informação. “Estamos aqui hoje contribuindo com o sucesso da Parada Day, trazendo serviços de grande relevância por meio da Coordenação de Equidade, da Coordenação de Doenças Transmissíveis e também do CTA. Nosso objetivo é ofertar serviços e divulgar o trabalho da Sesapi, principalmente na promoção e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. É um grupo muito diversificado e estamos aqui para contribuir com esse grandioso evento”, destacou a gestora.
O coordenador de Equidade da Sesapi, Felipe Silva, reforçou a importância da ação voltada ao público LGBTQIAPN+. “A Sesapi hoje está na Parada Day oferecendo serviços como a divulgação da saúde digital, do Ambulatório Trans Mário Rogério Castro e também com orientações sobre ISTs, autoteste de HIV e Aids. Esse evento é de grande importância para a população LGBT, fortalece as ações de saúde e evidencia o quanto essa população precisa de mais atenção e cuidado com a equidade”, afirmou.
Já a coordenadora de ISTs da Sesapi, Cristiane Rocha, destacou o compromisso da secretaria com a inclusão e o combate à discriminação.“O evento é um espaço de acolhimento da população LGBTQIA+. Estamos aqui com testagem rápida para HIV, informações sobre PEP, PrEP, distribuição de preservativos e aconselhamento. Reforçamos o empenho da Sesapi em combater qualquer forma de preconceito e discriminação. No SUS, todos têm acesso, e a população LGBT sempre será bem-vinda”, ressaltou a gestora.
Com a participação no evento, a Sesapi reafirma seu compromisso de estar próxima da população em diferentes espaços e momentos, inclusive nos dias de folia. A Sesapi destaca ainda o apoio incondicional à população LGBTQIAPN+, reforçando a promoção da equidade em saúde no Piauí.
Mín. 26° Máx. 39°