A coordenadora estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer do Piauí, Simone Pereira, acompanha de perto as discussões nacionais sobre prevenção e enfrentamento às dependências químicas e comportamentais durante o XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos em Álcool e outras Drogas (Abead), realizado no Rio de Janeiro, desde quarta-feira (10) e encerra neste sábado (13).
Ao lado da diretora de Interlocução da Cendfol, Karina Sampaio, e do diretor administrativo e financeiro, Rogério Holanda, a secretária representa a instituição no encontro que reúne referências do setor público e privado, universidades, organizações sociais, profissionais da saúde, educação e direito, além de lideranças comunitárias que atuam diretamente no enfrentamento das dependências.
A programação do congresso conta com palestras, mesas-redondas e debates que abordam práticas atuais de prevenção, tratamento e políticas públicas voltadas para o tema, incluindo também encontros de conselhos estaduais e municipais.
Simone Pereira destacou a importância do evento. “É um momento que casa perfeitamente com todas as reformulações que temos feito na metodologia de trabalho da coordenadoria. Hoje estamos com o foco muito voltado para a prevenção e a ressocialização, temas que estão sendo discutidos em âmbito nacional. Viemos aqui para absorver o que existe de mais moderno em informação sobre prevenção e enfrentamento”, afirmou a gestora.
Karina Sampaio também ressaltou a relevância do congresso. “Estamos aqui para nos aperfeiçoar com os debates e as evidências científicas em relação às ações de prevenção e tratamento. Observamos que hoje, na contemporaneidade, não é só a dependência de álcool e outras drogas, mas também outros desafios de dependência que exigem o aperfeiçoamento e a criação de novas políticas públicas”, explicou a diretora de Interlocução Institucional.
Mín. 25° Máx. 40°