A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, iniciativa nacional criada pelo governo federal em parceria com a ONU Mulheres e conduzida no Piauí pela Secretaria das Mulheres (Sempi) desde 2021. No âmbito da coordenadoria , o comitê foi criado para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, saudável e comprometido com a diversidade.
Como parte desse compromisso, a campanha do Setembro Amarelo se soma às ações já desenvolvidas pelo comitê, reforçando a importância da valorização da vida e do cuidado com a saúde mental. Entre as iniciativas realizadas estão a distribuição de bottons personalizados, a instalação de uma caixa com frases motivacionais, mensagens inspiradoras espalhadas nos banheiros e a montagem de um painel interativo com post-its (bloco de notas adesivas) de incentivo, escritos pelos próprios colaboradores.
De acordo com Alana Marins, que integra o comitê, a proposta reforça a mobilização coletiva em torno do cuidado. “O objetivo é sensibilizar todos os colaboradores para a relevância da saúde mental no dia a dia e fortalecer a cultura de apoio mútuo dentro da Cendfol”, acrescentou a servidora.
Na avaliação de Rayssa Fonseca, também membro do grupo, a adesão ao programa simboliza um compromisso institucional com a diversidade e o bem-estar. “Ao aderir ao programa, nós da Cendfol reafirmamos nosso compromisso com uma cultura organizacional mais humana, que valoriza a equidade, o cuidado e o bem-estar de nossos colaboradores”, destacou a servidora.
Com as ações do Setembro Amarelo, a Cendfol reafirma seu papel de valorização da vida, estimulando o diálogo sobre saúde mental e nutrindo uma rede de apoio no ambiente de trabalho.
Mín. 23° Máx. 41°