Quinta, 05 de Março de 2026
23°

Tempo nublado

Teresina, PI

Agricultura Agricultura Familiar

Governo amplia lista de produtos com bônus de desconto para agricultores familiares

Medida do PGPAF inclui 20 novos itens, como açaí, feijão, mandioca e trigo, e garante compensação a produtores que enfrentam queda nos preços de mercado

09/09/2025 às 08h39
Por: Amanda Lafayette Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

O Governo Federal, por meio do Programa de Garantia de Preço para a Agricultura Familiar (PGPAF), ampliou a lista de produtos que terão direito a bônus de desconto no pagamento das parcelas de crédito rural contratadas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A medida, válida entre 10 de setembro e 9 de outubro de 2025, busca compensar agricultores familiares quando os preços de mercado ficam abaixo do valor mínimo de garantia definido pelo programa.

No total, 20 novos produtos foram incluídos na lista, entre eles açaí, alho, banana, cana-de-açúcar, cará (inhame), cebola, feijão, feijão-caupi, laranja, raiz de mandioca e trigo. Além disso, agricultores de dez estados que produzem feijão, leite, mandioca e milho também foram contemplados.

Os bônus de desconto são calculados mensalmente com base na diferença entre os preços médios de mercado do mês anterior, apurados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e os valores mínimos de garantia estabelecidos pelo PGPAF.

O maior benefício neste ciclo será destinado aos produtores de cará no Paraná, que terão desconto de 59,52%. Já o menor percentual será aplicado à cana-de-açúcar na Bahia, com 0,47%.

Em contrapartida, alguns produtos que estavam na lista anterior foram excluídos, como batata-doce, arroz (em Tocantins), banana (em Tocantins, Santa Catarina e Goiás), cana-de-açúcar (no Maranhão) e mel de abelha (no Piauí e no Rio Grande do Sul).

Segundo o governo, a ampliação representa um reforço no suporte à agricultura familiar, assegurando melhores condições de sustentabilidade financeira diante das oscilações do mercado agrícola.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias