Em uma iniciativa para diversificar e fortalecer a economia local, representantes do município de Graça estiveram em reunião com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) para discutir a atração de novas indústrias para a região. O encontro teve a participação da prefeita de Graça, Maria Iraldice Alcântara, do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do município, Ernande Sérgio, da secretária executiva da Indústria da SDE, Brígida Miola, e do diretor de Fomento da Adece, Luís Eduardo Barros.
O principal objetivo da reunião foi alinhar estratégias para o desenvolvimento regional. O encontro ocorreu na sede da SDE.
Na ocasião, a secretária Brígida Miola destacou ideias para atração de indústrias dos setores de calçados e de confecção. “Podemos aproveitar a proximidade com municípios como Sobral, que já possuem um polo industrial consolidado nesses segmentos. Essa sinergia facilitaria a atração de empresas que já fazem parte da mesma cadeia produtiva”, disse a gestora.
Brígida também ressaltou a disponibilidade de mão de obra capacitada, resultado de escolas profissionalizantes na região, “o que é um fator decisivo para indústrias que demandam um grande número de trabalhadores”, argumentou.
O secretário Ernande Sérgio, por sua vez, ressaltou que a principal meta é gerar emprego e renda para os 3.801 habitantes de Graça. Segundo ele, atualmente a economia local é baseada na agricultura de subsistência e no turismo, com destaque para belezas naturais como cachoeiras. “No entanto, a implantação de indústrias é vista como o meio mais eficaz para impulsionar o desenvolvimento econômico do município”, afirmou o secretário.
Para viabilizar a atração de empresas, o município de Graça conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da SDE e Adece, para atuar na construção de um galpão industrial. “Essa estrutura é uma das exigências para que as indústrias possam se instalar na cidade. A expectativa é que, com esse apoio, o projeto possa se tornar realidade e trazer um novo ciclo de crescimento para Graça”, informou Sérgio.
Mín. 22° Máx. 39°