A Secretaria da Mulher do Piauí (Sempi) realizou, nessa terça-feira (2), mais uma etapa do curso “Atendimento Humanizado: Segurança Pública com Olhar de Gênero”, voltado para profissionais das forças de segurança do estado. Desta vez, a formação ocorreu na cidade de Valença, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
O curso tem como objetivo sensibilizar e capacitar agentes de segurança para o atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, prevenindo a revitimização e contribuindo para a redução dos índices de feminicídio no estado.
“Espaços formativos como este são cruciais no enfrentamento às violências contra as mulheres. A maioria dos casos de violência doméstica e feminicídio ocorre dentro de relações amorosas marcadas pela desigualdade de gênero. Por isso, é essencial que os profissionais da ponta tenham sensibilidade e preparo para oferecer um atendimento adequado, compreendendo os fatores emocionais e psicológicos que muitas vezes impedem a denúncia imediata”, destacou Jahyra Sousa, coordenadora da Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência da Sempi.
A formação integra as ações estratégicas da Sempi para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres, promovendo uma atuação mais qualificada, humanizada e comprometida com a quebra do ciclo da violência.
Mín. 23° Máx. 38°