A 11ª edição do Encontro de Mães, promovido pela Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) em parceria com o Comitê Estadual de Aleitamento Materno, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa e o Teresina Shopping, foi realizada nessa sexta-feira (29), no espaço de eventos Atrium, do Teresina Shopping. O evento marcou o encerramento da programação do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, reunindo mães, pais, profissionais de saúde e a comunidade em um ambiente de sensibilização e celebração.
A programação contou com palestras, apresentações culturais e homenagens. Entre os destaques, a palestra “Mãe e bebê se conectam: o toque da osteopatia na amamentação”, ministrada pela fisioterapeuta osteopata Fabiana Teles Rodrigues Oliveira. Já as neonatologistas Amanda Carvalho e Isabel Marlúcia conduziram um talk show sobre “Desenvolvimento integral do bebê: o que você precisa saber nos primeiros 1.000 dias de vida”.
O público também prestigiou a apresentação musical da cantora Bia Arnaoutte e a participação especial do Zé Gotinha, que levou animação, interação e alegria para as famílias presentes, especialmente para as crianças.
Durante o encontro, foram homenageadas mães doadoras de leite humano, com entrega de menções honrosas e registro da foto oficial. Além disso, os participantes puderam visitar mesas temáticas com informações sobre doação de leite humano e higiene bucal.
Entre as homenageadas, estava Rosilene Alves, mãe de quatro filhos e doadora de leite, que relatou sua experiência. “Eu sempre amamentei e gosto de compartilhar. Dividir o leite é repartir amor. O que transborda do meu seio salva a vida de outros bebês. Eu chego a doar até oito potes por semana, muitas vezes destinados a crianças internadas em UTIs. É gratificante saber que esse gesto pode fazer tanta diferença”, destacou a doadora.
A supervisora de Aleitamento Materno da Sesapi, Maria Edna Batista Teixeira da Silva, reforçou a importância de encontros como este. “Esse evento é fundamental para mobilizar em torno da amamentação, incentivando as mães a manterem o aleitamento exclusivo até os seis meses e continuado de forma complementar. O excedente pode ser doado, salvando muitas vidas. O leite humano não é apenas alimento, é vacina, é amor, é vida para os nossos bebês”, afirmou a gestora.
Já a coordenadora do Banco de Leite Humano da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa e integrante do Comitê Estadual de Aleitamento Materno, Vanessa Paz, ressaltou que o Encontro de Mães se consolidou como parte da agenda estadual do Agosto Dourado. “Esse é um evento que já se firmou no nosso calendário e fortalece uma prática essencial, a amamentação. O leite materno é o alimento que mais reduz a mortalidade infantil. Além disso, a doação amplia esse gesto, garantindo vida para os bebês mais vulneráveis. O Agosto Dourado é, de fato, um mês que fortalece a causa do aleitamento no nosso estado”, frisou a nutricionista.
Antes do Encontro de Mães, a Sesapi também realizou, no dia 7 de agosto, o 3º Fórum de Aleitamento Materno, reforçando o compromisso com ações de incentivo e conscientização sobre a importância do aleitamento para a saúde das crianças.
Mín. 21° Máx. 39°