
O fortalecimento do Afroturismo no Maranhão esteve em pauta nesta sexta-feira (29), durante a 4ª Reunião Ordinária do Comitê Interinstitucional de Promoção do Afroturismo. O encontro aconteceu no Auditório do Centro Caixeiral da UEMA, em São Luís, e reuniu representantes de órgãos públicos, entidades do movimento afro e organizações ligadas ao setor turístico e cultural.
Entre os pontos discutidos, esteve a apresentação do Plano de Trabalho atualizado, com as contribuições enviadas pelos membros do Comitê, além da organização e definição das ações dos Grupos de Trabalho por Eixos Temáticos que vão orientar as próximas iniciativas.
A coordenadora do Comitê Interinstitucional de Promoção do Afroturismo, Samya Campos, avaliou positivamente os avanços da reunião desta sexta-feira, destacando a conclusão do Plano de Trabalho atualizado.
“Conseguimos finalizar o nosso plano de trabalho, que é onde está registrada as nossas sugestões de ações e como é que isso vai se transformar futuramente em políticas públicas para fomento da temática afro. E hoje também foi um momento em que a gente conseguiu discutir ideias que são voltadas para ações, e atividades futuras relacionadas ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.”
A representante da Secretaria de Estado da Mulher, Érika Verde, destacou a importância de envolver diretamente os operadores de turismo nas discussões do Comitê, nas ações voltadas para Novembro que é o mês de mobilização no Brasil para a reflexão e celebração da luta e cultura do povo negro.
“A gente já estruturou nossas ideias para trabalhar o Novembro Negro, como exemplo de oficinas, fazendo uso da medicina e da comida do terreiro. Precisamos reconhecer e uma das nossas propostas foi ter uma escuta com esses operadores de turismo para que o Comitê possa trabalhar bem” relatou.
Durante a reunião, também foi reforçada a relevância da presença de representantes titulares e suplentes das instituições-membro, garantindo participação ativa e colaborativa na construção de estratégias conjuntas.
“Juntos, aprovamos o nosso planejamento das ações que serão executadas ao longo do período. Tratamos sobre a Semana da Consciência Negra, que será na primeira semana de novembro, com várias ações, escuta e vamos buscar apoio institucional para realizar um grande evento juntamente com todas as comunidades, todo nosso público alvo, que é de afrodescendentes”, disse Glaucia Jane Cordeiro, assessora da Secretaria da Agricultura Familiar.
O Comitê
Instituído pelo Decreto Estadual nº 39.578/2024, o Comitê tem como objetivo estruturar políticas públicas e iniciativas que promovam a valorização da cultura afro-brasileira no turismo maranhense. A atuação integrada dos órgãos é vista como essencial para fortalecer a cadeia produtiva, estimular o empreendedorismo e ampliar a visibilidade do patrimônio histórico-cultural negro presente em diversas regiões do estado.
Geral Explosão de galpão com fogos de artifício mata uma pessoa em São Paulo
Geral Polícia desarticula fabricação ilegal de armas na Baixada Fluminense
Meio Ambiente COP30: Parceria histórica: R$ 100 milhões em investimentos para a preservação da caatinga Mín. 21° Máx. 40°