O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí participou, nesta semana, do primeiro Simulado Operacional dos Corpos de Bombeiros do Nordeste (Siop NE 2025), em Pernambuco. Representando o estado, cinco militares participaram do treinamento integrado com as corporações do Nordeste. Entre eles, capitão Linhares, tenente Freitas, tenente Gilberto, cabo Marques e cabo Tácitto.
O simulado contou com congresso técnico, treinamentos intensos e exercícios práticos que reuniram corporações de todo o Nordeste. Foram horas de operações em cenários de desastre, desde áreas deslizantes até estruturas colapsadas. Os militares também atuaram com cães de busca, o que exige o conhecimento prévio de manejo com o animal.
“Estivemos com uma equipe de cinco bombeiros especializados nesse simulado. Para nós, bombeiros militares, os treinamentos são indispensáveis no dia a dia. O evento, sem dúvidas, permitiu que atualizássemos nossos conhecimentos em cenários de desastres”, afirmou o capitão Antônio Linhares, oficial do CBMEPI.
O evento proporcionou troca de conhecimento e aperfeiçoamento de técnicas que priorizam a prontidão e eficácia em situações de desastres. ”Experiências como essa são fundamentais para aprimorar as técnicas de resposta a emergências, fortalecer nossas equipes e garantir ainda mais eficiência e segurança no atendimento à população”, concluiu capitão.
Mín. 22° Máx. 38°