A Quitanda da Agricultura Familiar foi um dos destaques do semiárido Show, evento promovido pela Embrapa entre os dias 26 e 29 de agosto, em Petrolina (PE). O projeto da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), que incentiva a comercialização de produtos locais, levou ao público itens como mel, rapadura, cajuína e azeite de coco-babaçu.
Além da exposição e venda de produtos, a Quitanda também integrou o espaço de debates sobre segurança nutricional e sustentabilidade, promovido pela Rede Biofort, da Embrapa.
“Estivemos presentes apresentando a logística e a dinâmica da Quitanda, além de participarmos do espaço de comercialização, trazendo cooperativas do Piauí para Pernambuco. É um momento importante porque o semiárido Show reúne os melhores produtos do Nordeste, promove intercâmbio entre pesquisadores e instituições, e permite apresentar nossos produtos a visitantes de toda a região e do país”, afirmou o diretor de Inovação da SAF, Tiago Patrício.
Entre os produtos expostos esteve o mel da Cooperativa Mista de Apicultores de Simplício Mendes (Comapi). “Trouxemos duas marcas de mel: o Mel Mesmo e o Purane, produzidos na mata nativa, livres de agrotóxicos ou contaminantes. Nosso mel é um produto premium, de exportação, fruto do trabalho da agricultura familiar no semiárido piauiense, na caatinga”, afirmou a cooperada Janete Dias.
Sobre a Quitanda
O projeto Quitanda da Agricultura Familiar, da SAF, organiza feiras voltadas à promoção e comercialização de produtos de associações rurais, produtores e cooperativas. Aos domingos, o projeto ocorre na Feirinha Verde da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Outras edições são realizadas em condomínios, empresas e, mensalmente, no Palácio de Karnak. A iniciativa também está presente em gôndolas de supermercados do Piauí, ampliando a presença dos produtos da agricultura familiar no mercado.
Mín. 21° Máx. 38°