O Ministério do Turismo (MTur) participa, durante os dias 18, 19 e 20 de maio, da 4ª edição do Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo (EDesC), em João Pessoa (PB). O evento tem o objetivo de discutir as vertentes do cicloturismo em relação à economia criativa, especialmente no que se refere à atividade como ferramenta de desenvolvimento territorial e ao turismo como prática imersiva de diferentes experiências dentro de um destino.
Quer saber mais sobre o Rede Trilhas? Clique AQUI e veja.
Comparecem ao evento a representante da Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo do MTur, Fabiana Oliveira, e a representante da Secretaria Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do MTur, Gléurice Sousa da Luz, que integraram o time de palestrantes debatendo sobre a representatividade dentro do Ministério relacionado ao desenvolvimento da atividade no Brasil.
“O cicloturismo proporciona experiências únicas aos viajantes e movimenta o turismo e a economia de forma sustentável, sem prejudicar o meio ambiente. Vamos continuar apoiando iniciativas como essa, que promovem o turismo ecológico e diverso”, afirma a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
A programação foi dividida em quatro formatos, sendo eles a conferência do cicloturismo brasileiro, que terá discussões sobre políticas Públicas, Governança e Monitoramento entre os diversos atores envolvidos no desenvolvimento da atividade; a mostra acadêmica, que mostrou pesquisas sobre o cicloturismo; minicursos e oficinas ministradas por especialistas para diferentes públicos dentro do poder público, trade turístico e academia; e passeio de bicicleta pelos principais roteiros de cicloturismo de João Pessoa.
Durante as palestras serão realizados painéis e oficinas que abordarão as seguintes pautas: Turismo de Base Comunitária (TBC); Turismo Criativo; Novas Mídias; Tecnologias Associadas ao Turismo e Bicicleta, Planejamento Regional, Planejamento Urbano e Planejamento Ambiental.
Mín. 21° Máx. 41°