
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está promovendo, até o dia 29 de agosto, um workshop sobre o uso de bioinsumos no cultivo de arroz, dentro do programa Arroz da Gente. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a produção do grão no Brasil, além de incentivar a agricultura familiar.
Segundo a Conab, os bioinsumos são produtos de origem biológica, como microrganismos, extratos vegetais e agentes de controle natural, que podem substituir ou complementar os insumos químicos. “O uso de bioinsumos reduz custos de produção e estimula práticas agrícolas mais sustentáveis”, destacou a companhia.
O evento é realizado em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e teve sua abertura conduzida pelo superintendente regional da Conab no estado, Danilo Viana, e pelo gerente operacional, Thiago Pires.
As capacitações são ministradas pelo engenheiro agrônomo Adelan Alcântara, especialista em controle biológico contratado pelo programa, além dos pesquisadores Ivan Cruz e Valter Matrangolo, da Embrapa Milho e Sorgo.
O workshop acontece na comunidade rural Josué de Castro, em Buriti dos Lopes (PI), a cerca de 300 km de Teresina. A abertura ocorreu na segunda-feira (25).
Participam da formação 30 agricultores familiares — sendo 20 da comunidade local e 10 de outras regiões do Piauí ligadas ao programa. Além deles, também recebem treinamento nove agentes de acompanhamento territorial do Arroz da Gente e dez multiplicadores de órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal.
Brasil Rural 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural elege 42 delegados que representarão o Maranhão na etapa nacional
Prejuízo Agrícola Fogo destrói colmeias e mata milhares de abelhas, causando prejuízo a apicultores no interior do Piauí
Agronegócio Pequenos agricultores impulsionam produção de melancia no Nordeste e ampliam renda no campo
Agronegócio Saiba como manter uma produção eficiente de ovos e conhecer novas variedades de mandioca
Agronegócio Maranhão inicia Campanha de Atualização Cadastral de Rebanho para manter status livre de aftosa
Crédito rural Governo amplia lista de municípios que podem acessar crédito de R$ 12 bilhões do BNDES Mín. 23° Máx. 39°