
A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, realiza, na quinta-feira (28), das 8h às 10h, uma programação especial em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. O evento será no CSU do Parque Piauí, localizado na Avenida Marechal Rondon, zona sul de Teresina.
Instituído pelo Ministério da Saúde, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo e seus impactos na saúde. Neste ano, o tema escolhido é “Cuidado Integral no Controle do Tabagismo”, reforçando a importância da prevenção, do tratamento e da redução do consumo de produtos derivados do tabaco.
Durante a ação, o público terá acesso a palestras educativas, rodas de conversa, orientações de saúde, oferta de auriculoterapia, além da distribuição de materiais informativos. Também será divulgado o tratamento gratuito do tabagismo oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que envolve atendimento individual e em grupo, terapia cognitivo-comportamental e tratamento medicamentoso.

Segundo a coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi, Luciana Sena, o evento é uma oportunidade de mobilizar a população para a prevenção e os cuidados com a saúde. “O tabagismo ainda é uma das principais causas evitáveis de morte no mundo. Nosso papel é informar, acolher e oferecer suporte para que as pessoas que desejam parar de fumar tenham acesso ao tratamento de forma gratuita e humanizada”, destacou a gestora.
Atualmente, o Piauí conta com 161 municípios cadastrados no Programa Nacional de Controle do Tabagismo. As cidades iniciarão, a partir de setembro de 2025, a oferta estruturada do tratamento aos fumantes por meio das gestões municipais de saúde.
A Sesapi orienta que a população busque informações diretamente nas secretarias municipais de saúde sobre a disponibilidade dos serviços locais. Em caso de dúvidas, também é possível entrar em contato com a Coordenação Estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso pelo telefone (86) 3216-3565 ou pelo e-mail [email protected].
“Junte-se a nós nessa causa! Cuidar da saúde é um ato de amor e prevenção”, conclui Luciana Sena.
Sanidade Novo foco de peste suína clássica é registrado no município de Pedro II
Piauí Governo do Estado inaugura Núcleo de Equoterapia de Floriano nesta segunda (16)
Piauí Cirurgias de escoliose no Hospital Infantil Lucídio Portella registram salto de 2.500% entre 2022 e 2025 Mín. 24° Máx. 36°