
A Vila Olímpica do Albertão recebeu, nessa quinta-feira (21), um público estimado em 8 mil pessoas para a abertura oficial do 47º Encontro Nacional de Folguedos, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural do Piauí.
O festival segue até domingo (24) com uma programação intensa que valoriza a cultura popular, reunindo grupos folclóricos, barracas de comidas típicas, feira de artesanato e uma agenda musical diversificada que vai do forró ao piseiro, passando pelo brega e outros ritmos nordestinos.
Na primeira noite, o público acompanhou apresentações de Écore Nascimento, da Orquestra Rosa dos Ventos, formada exclusivamente por mulheres artistas piauienses, além de Farra da Gordinha, Tarcísio do Acordeon e Forró Sacode, que animaram a plateia até a madrugada.

A programação contou ainda com o XV Festival Estadual de Quadrilhas Juninas da Fequajupi – Série Ouro, que levou ao palco os grupos Lua de Prata (Demerval Lobão), Luar do São João (Teresina) e Explosão Estrelas (Teresina), mantendo viva a tradição das quadrilhas juninas, um dos símbolos da cultura popular nordestina.

O evento conta com uma estrutura preparada para receber mais de 20 mil pessoas por noite, garantindo conforto e segurança para todos os participantes. A entrada é totalmente gratuita.
O secretário de Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, destacou a importância do evento para a valorização da identidade cultural do estado. “O Encontro Nacional de Folguedos é mais do que uma festa. Ele é a afirmação da identidade e da criatividade do povo piauiense, que se expressa por meio da música, da dança, da culinária e das tradições populares. É um momento de celebração, mas também de reconhecimento e valorização da nossa cultura”, comentou o gestor.
Realizado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Oiti Produções, os Folguedos reafirmam o compromisso com a preservação e valorização da diversidade cultural do povo nordestino.

Programação:
Sexta-feira (22/08)
Palco Principal
20h00 – Jotavê
21h30 – Henry Dantas
23h00 – Banda Tropykália
01h00 – Henry Freitas
Arena das Tradições – XV Festival Estadual de Quadrilhas Juninas (Fequajupi – Série Ouro)
20h00 – Amor Nordestino (Joaquim Pires)
20h45 – Junina Marruás (Porto)
21h30 – Chamego Bom (Jaicós)
22h15 – Chapadão do Corisco (Teresina)
23h00 – Fole da Sanfona (Teresina)
23h45 – Balança Matuto (Teresina)
00h30 – Flor de Mamulengo (Teresina)
Piauí Feira na Praça chega à sua última edição de 2025 neste domingo (16), em Teresina
Piauí Secult abre inscrições para eleição de membros do Conselho Estadual de Cultura do Piauí
Piauí Festival da Cruviana incentiva turismo rural em Teresina com programação dias 21 e 22 de novembro
Piauí Festival da Cruviana incentiva turismo rural em Teresina com programação nos dias 21 e 22 de novembro
Piauí Junta Festival movimenta o Centro de Teresina com programação gratuita de 24 e 30 de novembro
Piauí Boca da Noite apresenta o peso do metal e do rock piauiense com Thrauma e Megahertz nesta quarta (12) Mín. 21° Máx. 41°