A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) promoveu, nessa quinta-feira (21), mais uma ação itinerante do Ônibus Lilás, desta vez no município de Alto Longá. O encontro foi realizado no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Acrísio Veras, no Centro da cidade, com uma programação que incluiu palestra sobre o Agosto Lilás, distribuição de materiais informativos e atendimento psicossocial individualizado.
A vice-prefeita de Alto Longá, Socorrinha do Flávio do Teté, destacou a relevância da mobilização. “Quero ressaltar a importância dessa ação do Agosto Lilás e do Ônibus Lilás para o nosso município, que mobilizou muitas mulheres e trouxe uma mensagem de encorajamento para que denunciem e rompam o ciclo da violência. Esse tipo de iniciativa fortalece ainda mais o enfrentamento à violência de gênero, que deve ser feito diariamente, e não apenas no mês de agosto, quando celebramos os 19 anos da Lei Maria da Penha”, completou a gestora.
A vereadora Yasmin Viera também reforçou a importância da iniciativa, relacionando o combate à violência com a autonomia financeira das mulheres. “Sensibilizar as mulheres para romper o ciclo da violência é fundamental para o empoderamento. O Ônibus Lilás desperta essa consciência e, a partir disso, buscamos oferecer qualificação profissional, para que possam ingressar no mercado de trabalho e conquistar autonomia econômica. A dependência financeira ainda é uma das principais barreiras enfrentadas por mulheres em situação de violência. Estamos muito felizes em receber o ônibus em nosso município”, acrescentou a parlamentar.
A iniciativa integra a agenda do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, e reforça o compromisso da Sempi em levar informação, orientação e acolhimento a todas as regiões do estado, fortalecendo a rede de proteção e a garantia de direitos das mulheres.
Mín. 21° Máx. 39°