Quando Marcelo Barbosa da Silva, funcionário público de 34 anos, descobriu que seria pai pela terceira vez, não teve dúvidas de que estaria ao lado da esposa, Anatalha Barbosa da Silva, em todas as etapas da gestação. Da primeira consulta de pré-natal, ainda no município de Hugo Napoleão, até o parto na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, poucos dias antes do dia dos pais.
Acompanhar a esposa, que precisou de ajuda especial no NMDER após ser diagnosticada com hipertensão no segundo mês de gestação, e estar presente no momento do nascimento de Maria do Céu e, era mais que uma simples obrigação para Marcelo. “O elo com minhas filhas já começa desde a gestação. Criei força através disso, acompanhando da consulta até o nono mês. Depois que nasce é mais presente ainda”, enfatiza.
Além do vínculo com as filhas, Marcelo ressalta que participar de todas as etapas gestacionais também é uma forma de dividir e compartilhar os medos da esposa. No dia do parto, fez questão de estar ao lado, segurando a mão de Anatalha. “Fiquei tranquilo, porque tinha que passar força para minha esposa, que já estava nervosa. Dois nervosos não daria certo, então tinha que mostrar força. Tentei fazer o máximo que pude”, pontua.
A experiência de Marcelo é reflexo de uma política adotada pela NMDER, a maior maternidade pública do Brasil, que incentiva e viabiliza a presença ativa dos pais em todas as etapas do cuidado com mãe e bebê , desde a primeira consulta até o acompanhamento nos primeiros anos de vida. “É uma estrutura muito grande. Todos os funcionários nos atenderam com total dedicação. Aqui tem de um tudo”, enfatiza.
Estrutura e serviços de referência
A NMDER é uma unidade de saúde referência em atendimento a gestantes e bebês de 0 a 2 anos de alto risco, por meio da oferta de serviços de saúde especializados de qualidade e totalmente custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com equipamentos de alta tecnologia, a estruturação da Nova Maternidade é baseada no mais alto padrão de conforto e segurança para atender casos de alta complexidade.
Com quase 300 leitos, seis salas no Centro Cirúrgico, três salas no Centro de Parto Normal (CPN) e 9 salas de quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério), a NMDER oferece o “Circuito Materno e Infantil” com assistência ambulatorial completa de equipes multiprofissionais formadas por obstetras, pediatras, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos de enfermagem.
O serviço dispõe de exames como ultrassonografia, cardiotocografia, raio-x, tomografia e eletrocardiograma, e consultas em especialidades como cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, hematologia, neurologia, neuropediatria, neurocirurgia, pneumopediatria, cardiopediatria e gastropediatria. No âmbito hospitalar, a NMDER mantém atendimento de urgência e emergência obstétrica de alto risco 24 horas por dia para pacientes 100% reguladas.
Pai presente, família fortalecida
Para Marcelo, a estrutura oferecida pela maternidade foi essencial para que a esposa tivesse acesso a um atendimento mais humanizado durante toda a gestação e para que ele também se sentisse como parte ativa da jornada especial. “Ela foi acompanhada pelo neurologista, pela obstetra e participou do Circuito Materno e Infantil. Eu estava junto com ela em todas as consultas. Tudo que ela participou aqui eu estava junto”, disse.
A direção da NMDER reforça que a presença paterna em todas as etapas da gestação contribui para a saúde emocional da mãe, para o desenvolvimento do bebê e para a criação de um ambiente de apoio desde o pré-natal. “É fundamental essa participação paterna, desde a primeira consulta até o início da vida em família”, finaliza Carmen Viana, diretora-geral da unidade.
Mín. 21° Máx. 39°