
De acordo com o artigo Evolução dos tecidos no uniforme de futebol, do time de professores do Bacharelado em Têxtil e Moda da EACH-USP, a relação entre os materiais utilizados para o desenvolvimento dos uniformes e a prática esportiva data do século XIX, quando os ingleses utilizavam uniformes escolares comuns.
Após esse período, houve diversas mudanças relacionadas aos modelos de materiais dos uniformes, sendo destacada a mudança da década de 1990, quando, segundo o artigo, surgiram os tecidos 100% poliéster, amplamente utilizados em gráficas na linha têxtil.
De maneira geral, o artigo aborda a relação da evolução dos tecidos para o alcance do conforto dos atletas, como ela foi modificada ao longo do tempo e com o desenvolvimento de novas tecnologias, como o Dry Fit — material que absorve e elimina suor rapidamente, ideal para atividades de muita movimentação.
Além do material do tecido que é essencial para as práticas do futebol e esportes em geral, o design desses uniformes também é levado em conta no desenvolvimento das peças.
Segundo a matéria do Metrópoles, que aborda a moda e o futebol, o conceito criativo nos uniformes é um dos fatores levados em conta por marcas consolidadas no futebol profissional para o desenvolvimento de estampas relacionadas a ações internas.
Além dos times já conhecidos, os uniformes de futebol também são essenciais para times menores e até amadores. Eles são a forma de identificar os participantes de um único grupo, bem como a forma de desenvolver o pertencimento do próprio time — abordado pelos psicólogos Tajfel & Turner, em Social comparison and group interest in ingroup favouritism.
Conforme levantamento realizado pela redação, por meio do Google Trends, plataforma de análise de buscas do Google, o termo “uniformes de futebol” foi pesquisado em quase todas as regiões do país nos últimos 12 meses, o que demonstra que o tema é procurado regularmente. Além disso, o termo “uniforme de time personalizado” é amplamente procurado na região de Rondônia, o que indica uma busca voltada exclusivamente para a produção customizada.
Considerando isso, gráficas que já tinham experiência no ramo têxtil, como a FuturaIM, começaram a se inserir também no desenvolvimento profissional de uniformes para times de futebol, com liberdade na criação de arte — o que fornece a possibilidade de desenvolver um design que reflete a identidade visual de cada um.
Em relação a esse tema, o Coordenador de Marketing da FuturaIM, Victor Nakamura, falou, por meio de entrevista, sobre como foi a decisão de desenvolver kits de uniformes de futebol.
“Nós já havíamos iniciado o desenvolvimento de algumas peças de vestuário com a opção de personalização e, por isso, pensamos nos kits de uniformes de futebol como uma forma de fornecer tudo que um time precisa de uma forma prática, com camiseta, calção e meias”, explica Nakamura.
O coordenador de Marketing também destacou a importância de oferecer liberdade para desenvolver uniformes que espelhem a identidade de marca dos times:
“Aqui, nós valorizamos a liberdade dos times, para que eles escolham o que mais combina com sua identidade visual, garantindo diferentes modelos entre os quais escolher.”
Entretenimento Mudança de carreira aos 50 anos exige planejamento
Entretenimento Caneta de emagrecimento reduz gordura no fígado, diz estudo
Entretenimento Festival Ilumina 2026 acontece de 02 a 11 de janeiro com programas gratuitos Mín. 25° Máx. 33°