O município de Regeneração realizou a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o objetivo de debater, propor e fortalecer políticas públicas que valorizem, protejam e promovam o empoderamento feminino. A conferência foi realizada no Cras I e contou com o apoio da Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi).
O evento reuniu mulheres de diversos segmentos sociais, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais e gestoras públicas para discutir ações que ampliem a equidade de gênero e a participação feminina na vida política, social e econômica do município.
A secretária executiva municipal de Educação, Emiliana Carvalho, destacou a importância da representatividade feminina no espaço de debate. “É muito bom fazer parte dessa mesa composta por mulheres que já se reconhecem empoderadas, que ocupam seus espaços e defendem outras mulheres. Estamos aqui para promover, divulgar e buscar a colaboração de todas na construção de um futuro mais justo para nós”, completa a gestora.
Representando as mulheres negras e quilombolas, Francilene Brandão também reforçou a importância do protagonismo feminino. “Hoje temos essa oportunidade de exercer nosso lugar de fala, de escrita, de autonomia e de empoderamento. Vamos nos posicionar”, reforçou a participante.
O secretário municipal do Trabalho e Assistência Social, César Lira, ressaltou o caráter histórico da conferência. “Este é um momento importante para Regeneração, especialmente para as mulheres do município. É a partir de conferências como essa que ideias se transformam em políticas públicas que beneficiam as mulheres de Regeneração, do Piauí e de todo o Brasil”, destacou o gestor.
A assistente social Carmem Costa finalizou reforçando o sentimento coletivo que guiou a conferência. “Aqui não somos apenas uma. Quando se trata de mulher, somos todas nós. E juntas, somos mais fortes”, ressaltou a profissional.
A conferência integra a etapa preparatória da 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que será realizada nos dias 28 e 29 de agosto, em Teresina, e da 5ª Conferência Nacional, marcada para setembro, em Brasília.
Mín. 23° Máx. 40°