
As escolas ainda estão de férias, mas o ritmo de estudos continua firme para muitos alunos da rede pública estadual do Piauí. Ana Luísa Oliveira, de 17 anos, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Landri Sales – Anexo Brejo, em São Pedro do Piauí, não interrompeu a preparação para o Enem durante o recesso. Em casa, ela revisa conteúdos e resolve questões com a ajuda da plataforma digital Canal Educação, criada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
“Mesmo nas férias, eu sigo estudando. A plataforma me ajuda a revisar as aulas e tirar dúvidas. Posso ver no meu tempo, de um jeito mais tranquilo”, conta a aluna.
Disponível para mais de 150 mil estudantes, a plataforma do Canal Educação oferece videoaulas, resumos, simulados, quizzes e correções de redação por Inteligência Artificial (IA). A proposta é tornar a rotina de estudos mais dinâmica e personalizada, inclusive com elementos de jogos e desafios semanais.

A estudante Loyde Sousa, do Ceti Governador João Clímaco D’Almeida, em Teresina, usa a plataforma todos os dias. “O que mais me ajuda são os desafios e a correção da redação. A IA aponta meus erros e mostra onde posso melhorar. Isso faz toda a diferença no meu desempenho”, relata.
Além do conteúdo voltado para o Enem, a plataforma também inclui disciplinas dos cursos técnicos oferecidos pela rede estadual, como Marketing Digital, Desenvolvimento de Sistemas e Guia de Turismo. A ideia é conectar os jovens com o mundo de trabalho desde a escola.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca que o uso da tecnologia está no centro da estratégia da rede pública do Piauí. “Queremos que os estudantes tenham acesso à melhor preparação, com apoio digital, professores qualificados e conteúdos de qualidade. A inovação é uma aliada nesse processo.”, afirma.

Além do acesso gratuito à plataforma, professores e gestores da rede foram capacitados para integrar as tecnologias às aulas.
“Com a proximidade do Enem, histórias como a de Ana e Loyde mostram como a tecnologia, quando bem aplicada, pode ampliar oportunidades, reduzir desigualdades e transformar a preparação dos nossos estudantes”, garante Bandeira.
Investimento Lula envia ao Congresso projetos que criam novos cargos na educação
Educação Seduc lança Padin Mais com foco nas famílias que têm crianças de 6 a 12 anos
Piauí Piauí comemora avanços nos índices de alfabetização com políticas públicas voltadas a crianças, adultos e idosos
Piauí No Dia da Alfabetização, Piauí comemora avanços nos índices de alfabetização com políticas públicas voltadas para crianças, adultos e idosos
Piauí Estudante da rede estadual do Piauí conquista duas medalhas de ouro em torneio nacional de Jiu-Jitsu
Enem 2025 Inep divulga gabarito do primeiro dia do Enem 2025 Mín. 21° Máx. 41°