Sábado, 26 de Julho de 2025
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Governo

Maranhão registra queda nos Crimes Violentos Letais Intencionais, feminicídios e nos crimes patrimoniais no primeiro semestre de 2025

O bom resultado é fruto de ações integradas das forças estaduais de segurança e dos contínuos investimentos da gestão pública estadual no setor.

25/07/2025 às 04h00
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- O bom resultado é fruto de ações integradas das forças estaduais de segurança e dos contínuos investimentos da gestão pública estadual (Foto: Divulgação)
- O bom resultado é fruto de ações integradas das forças estaduais de segurança e dos contínuos investimentos da gestão pública estadual (Foto: Divulgação)

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) revelam que o Maranhão apresentou queda de aproximadamente 6% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) registrados no estado no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período de 2024. 

O bom resultado é fruto de ações integradas das forças estaduais de segurança e dos contínuos investimentos da gestão pública estadual no setor. A redução nos CLVI foi um dos números divulgados nesta quinta-feira (24), pela SSP.

“Os dados de redução do primeiro semestre de 2025 já superam os índices registrados em 2024 e confirmam que o Maranhão avança com firmeza no enfrentamento à criminalidade”, avalia o secretário de Segurança Mauricio Martins. 

Entre os investimentos que reforçaram o setor da segurança pública e foram decisivos para a reversão nos índices de criminalidade registrados no primeiro semestre de 2025, destaque para a incorporação de mais de 100 novos policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, além da convocação de mais de 1.400 policiais militares, com cerca de 900 agentes da PM já compondo o efetivo da corporação. 

Outros fatores que contribuíram para a queda nos índices de criminalidade registrados no primeiro semestre de 2025 foram:  a entrega de aproximadamente 800 viaturas e os investimentos em tecnologia e inteligência, com a expansão e modernização do sistema de videomonitoramento.

“Esse resultado é fruto direto da atuação integrada das forças de segurança e dos investimentos do Governo para fortalecer a presença policial e proteger a população”, reforça o secretário.

Redução de latrocínios, feminicídios e homicídios

De acordo com a pasta, outro dado positivo foi a redução em 20% nos casos de latrocínio (de 40 para 32) e de 6% nos homicídios. Ao todo, segundo a SSP, 11 regiões do Maranhão apresentaram queda nos crimes letais.

A SSP aponta ainda que, apenas no mês de junho, a incidência de CVLI no estado caiu cerca de 24%, em relação ao mesmo período de 2024. No mesmo recorte temporal comparado, os homicídios dolosos no Maranhão tiveram retração de 26,6%. 

A SSP também apresentou indicadores relativos às taxas de feminicídios na Grande Ilha, que apresentou redução de 42% em junho deste ano, no comparativo a junho de 2024. A secretaria também computou redução em 6% no homicídio doloso na capital São Luís.  

“Houve queda de 6% nos crimes violentos letais intencionais. Em se tratando de latrocínio, isoladamente, a redução foi de 20% e houve retração também de 6% nos casos de homicídios. Apenas no mês de junho, os crimes violentos caíram cerca de 24% em todo o estado, com destaque para a redução de 42% dos feminicídios na Ilha de São Luís e de 6% dos homicídios dolosos na capital”, pontua Maurício Martins Martins.

Meu Celular de Volta

No que tange ao combate a crimes patrimoniais, segundo a SSP, o Maranhão também avançou: os roubos de veículos caíram 35% e de celulares 28%, enquanto roubo a comércio apresentou queda de 26%. Já os roubos a pessoas e a residências recuaram 20% e 15%, respectivamente.

Uma ação que repercutiu nacionalmente por sua efetividade e êxito foi o programa estadual Meu Celular de Volta. Executado pela Polícia Civil, o programa é uma iniciativa permanente da SSP para coibir a receptação de celulares e reduzir crimes patrimoniais. 

Desde o lançamento do programa, mais de 2.500 aparelhos já foram recuperados em ações realizadas na Grande Ilha e em municípios da Região Tocantina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias