Referência na realização de transplantes renais, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) deu mais um importante passo nos cuidados aos pacientes acompanhados na unidade, com a implantação do Programa de Educação Continuada. O programa inclui, por exemplo, uma cartilha com linguagem clara, didática e acessível, contendo orientações sobre a preparação pré-transplante e os cuidados pós-operatórios.
Segundo a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, a iniciativa visa fornecer informações detalhadas e orientações que contribuam para o sucesso do procedimento e a recuperação adequada do paciente. “O guia reúne informações essenciais sobre os principais cuidados que devem ser adotados antes e após o procedimento. Tudo com ilustrações e linguagem simples, para facilitar o entendimento e servir como um guia constante no dia a dia”, complementa a gestora.
Para o supervisor de enfermagem da Unidade de Transplante Renal do HGV, Eriherbert Ibiapina, a proposta é fortalecer a autonomia do paciente, promovendo o autocuidado e melhorando a adesão ao tratamento. “Além dos cuidados da equipe multiprofissional, nos preocupamos também em garantir que esse paciente esteja assistido de forma mais adequada, com uma fonte de informações sempre disponível”, pontua o profissional.
Em plena recuperação e de alta hospitalar, após passar por um transplante em julho, o senhor Geraldino Rodrigues aprovou a novidade. “É muito bom ver todo esse cuidado com os pacientes, pois vai nos ajudar a tirar dúvidas que tivermos”, diz ele.
Outro que recebeu a cartilha e ficou muito feliz foi Mauro Lima, que já se prepara para ir para casa. “Só tenho a agradecer à equipe de profissionais pelo carinho e acolhimento. Esse guia vai nos ajudar muito”, finaliza o paciente.
Mín. 24° Máx. 37°