Quinta, 17 de Julho de 2025
31°

Tempo limpo

Teresina, PI

Segurança Segurança

PMCE deflagra 2ª fase da Operação em Áreas Críticas do Interior para conter crimes violentos no Ceará

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) iniciou, nesta quarta-feira (16), a 2ª fase da Operação em Áreas Críticas do Interior (OACI), com o embarque da t...

17/07/2025 às 16h50
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) iniciou, nesta quarta-feira (16), a 2ª fase da Operação em Áreas Críticas do Interior (OACI), com o embarque da tropa no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Fortaleza. A ação tem como finalidade reforçar o policiamento ostensivo em municípios do interior do Estado com registros mais elevados de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Com foco na preservação de vidas e na estabilização dos indicadores de criminalidade, a OACI atua de forma direcionada em localidades com disputas entre grupos criminosos, movimentações atípicas de grupos armados e denúncias de risco iminente à vida, além de ocorrências relacionadas a interferências criminosas em estruturas de telecomunicação. A operação também visa responder ao aumento da sensação de insegurança nas comunidades. Nesta fase, o reforço no policiamento contemplará os municípios de Cariré e Groaíras, os distritos de Taperuaba e Aracatiaçu (em Sobral), o distrito de Lisieux (em Santa Quitéria), além das cidades de Tianguá, São Benedito, Itapajé e Itapipoca.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A operação conta com efetivo oriundo da capital, ampliando a presença policial nas regiões com maior vulnerabilidade. A ação ocorrerá em parceria com órgãos da segurança pública como a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Polícia Civil (PC), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), Guardas Municipais e Autarquias de Trânsito.

“A missão geral da PMCE é promover a presença ostensiva contínua e visível nas áreas críticas, ampliando a sensação de segurança da população. Entre os objetivos específicos, estão a dissuasão de práticas delituosas, o reforço em municípios com carência operacional, a neutralização de ameaças antes da concretização e o fortalecimento do vínculo com a população por meio da intensificação das ações de patrulhamento”, destacou o tenente-coronel Flávio de Sousa Dias, Coordenador de Operações da PMCE.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias