
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou da reunião; o encontro faz parte do programa Ceará Contra o Crime do Governo do Ceará
Com o encerramento do primeiro semestre de 2025, a cúpula da Segurança Pública do Ceará, juntamente com representantes das Forças de Segurança da Capital, da Região Metropolitana de Fortaleza e do Interior, realizaram reunião de nível I do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp). O encontro ocorreu nesta quarta-feira (16), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou da reunião.
Durante o encontro, que faz parte do Misp e que é uma iniciativa do programa Ceará Contra o Crime do Governo do Ceará, foram apresentados os resultados total do 1º quadrimestre e parcial da metade do 2º quadrimestre de 2025. O encontro promove, também, a ampliação na integração entre todas as Forças de Segurança do estado.

O governador Elmano de Freitas ressaltou a importância da integração entre os órgãos. “A princípio eu quero agradecer o trabalho e o empenho dos senhores e das senhoras e reafirmar a minha posição de apoio irrestrito ao trabalho que cada um aqui realiza. Estou muito satisfeito em ver a postura de busca e integração entre as forças, de colaboração entre si e de acesso a informação umas das outras, e de compartilhar informação e ação. Acho isso fundamental. Reforço que nós vamos continuar fortemente investindo em todas as nossas forças. E eu quero, portanto, agradecer e parabenizar vocês, e lhes desejar muito sucesso, pois o sucesso de vocês significa paz e tranquilidade para a sociedade cearense”, destacou

O secretário da SSPDS, Roberto Sá, também frisou a necessidade de se manter o espírito de colaboração entre os profissionais. “O nosso sistema de metas (Misp) é também um incentivo para valorizar aqueles que conseguem ir além das atribuições e trazer esses indicadores para baixo. E eu tenho certeza que continuando nesse ritmo de colaboração, de se indignar com o que está acontecendo, de espírito de integração e de aperfeiçoamento do processo, vamos ter momentos em que vamos conseguir reverter a ação da criminalidade”, destacou o secretário.
A reunião ocorreu durante todo o dia e, além das presenças do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do secretário da SSPDS, Roberto Sá, contou também com a participação do secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS-CE, Alzir Chaves; do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Sinval Sampaio; do delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; do diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), Leonardo Barreto; do perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; e da diretora de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Juliana Barroso.
Também estiveram presentes no encontro os coordenadores da Coordenadoria de Inteligência (Coin), Nelson Pimentel, e o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), Harley Filho, ambas da SSPDS, além de diretores dos Departamentos de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), Metropolitana (DPJM), do Interior Norte (DPJI Norte) e do Interior Sul (DPJI Sul), da Polícia Civil, e comandantes de comandos e batalhões da Polícia Militar, entre outros representantes das Forças de Segurança.

Como resultado do intenso trabalho realizado pelos agentes das Forças de Segurança do Ceará, o estado registrou redução nos indicadores de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) – que são os roubos – , nos furtos, e nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no primeiro semestre de 2025. Os resultados foram divulgados ao longo dessa semana pela SSPDS.
Com relação aos dados de crimes de roubo, a redução no estado no primeiro semestre foi de 23,9%, já a redução nos crimes de furtos foi de 7,2%. Já nos indicadores de CVLI, o estado encerrou o 1º semestre de 2025 com uma redução de 16,6%. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). Além da redução nos dados do primeiro semestre deste ano, o comparativo somente entre os meses de junho de 2025 e de 2024 também apresentou reduções.
No site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foi desenvolvida uma página com os atos normativos, metas, plano de ação e calendários, além de um espaço reservado para as perguntas frequentes relacionadas ao sistema de Metas Integradas de Segurança (Misp). A aba está disponível na parte superior do site.
Acidente Estrutura de madeira desaba e deixa mãe e filho feridos no Parque da Cidadania, em Teresina
Manutenção Elevado da avenida Miguel Rosa, em Teresina (PI) será interditado neste domingo (18) para estudos técnicos
Risco no trânsito PRF flagra crianças sendo transportadas de forma irregular em veículo na BR-010 em Imperatriz, no Maranhão
Segurança Suspeito de praticar estelionatos em Cascavel é preso pela Polícia Civil
Segurança Investigado é preso em flagrante pela Polícia Civil por comercializar medicamentos sem autorização na Capital
Segurança Polícia Militar apreende mais de 240 caixas de cigarros em galpão de Pacajus
Piauí Denarc apreende mais de 1,8 tonelada de drogas em 2025 e reforça combate ao tráfico no Piauí
Piauí Violência contra mulher: número de agressores presos pela Polícia do Piauí subiu 78%; saiba como denunciar
Piauí Na primeira grande operação do ano, forças de segurança prendem 10 pessoas e apreendem drogas e armas em Teresina Mín. 24° Máx. 38°