Terça, 15 de Julho de 2025
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Saúde Piauí

Paulistana vive nova realidade na saúde com a Central de Diagnóstico e o Piauí Saúde Digital

O Governo do Piauí inaugurou, no sábado (12), uma nova Central de Diagnóstico em Paulistana, a 418 km de Teresina. A unidade foi construída pela Se...

14/07/2025 às 12h30
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Governo do Piauí inaugurou, no sábado (12), uma nova Central de Diagnóstico em Paulistana, a 418 km de Teresina. A unidade foi construída pela Secretaria da Saúde (Sesapi) e oferece exames como ultrassonografia, mamografia, tomografia, raios X e análises laboratoriais.

Uma das beneficiadas foi a dona de casa Francisca Xavier, que antes precisava viajar até Picos para fazer exames mais complexos. Agora, ela pode realizar tudo na própria cidade. “Antes eu tinha que ir a Picos para fazer exames, como essa tomografia que faço a cada seis meses, depois de um acidente. Agora posso fazer tudo aqui, bem mais fácil”, contou a moradora.

A unidade também conta com salas do programa Piauí Saúde Digital, que oferece atendimentos por telemedicina. A fisioterapeuta Marilândia Farias, mãe de três meninos — Dante, Davi e Dereck — conseguiu fazer os exames dos filhos na central.

“Meus três filhos precisam operar hérnia, e o ultrassom era essencial. Mas eu não tinha a requisição. Se fosse pelo caminho tradicional do SUS, teria que ir a Picos para pegar o pedido com o pediatra e depois viajar a Teresina para marcar e fazer os exames. Isso levaria cerca de um mês”, explicou a fisioterapeuta.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Com os exames disponíveis em Paulistana, ela economizou tempo e dinheiro. “Como mãe de três crianças, ter esse serviço rápido e perto de casa é algo que não tem preço”, completou Marilândia Farias.

Os atendimentos são feitos por agendamento, por meio da Central de Regulação Estadual. A equipe é formada por médicos radiologistas, ultrassonografistas, biomédicos, bioquímicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, radiologia e patologia clínica, além de pessoal administrativo e de apoio.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Escolhemos locais estratégicos para instalar as cntrais, pensando em atender todas as regiões e facilitar o acesso de quem vive mais distante. Tudo isso de forma gratuita”, disse Dirceu Campelo, superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias