A atuação do Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá, tem sido fundamental para garantir assistência especializada e de qualidade às populações das regiões de saúde de Codó, Timon e São João dos Patos. Integrando a rede estadual de saúde, a unidade tem alcançado marcos importantes, com destaque para os avanços promovidos a partir dos investimentos realizados pela gestão do governador Carlos Brandão.
Entre os serviços de maior relevância estão a ortopedia e a neurocirurgia. Este último teve sua oferta ampliada com a reinauguração do serviço em março de 2022, possibilitando a realização de procedimentos neurocirúrgicos de média e alta complexidade diretamente na unidade, evitando deslocamentos para outras cidades.
Com perfil de hospital geral com obstetrícia, o Macrorregional de Coroatá oferece atendimento de demanda espontânea e referenciada, com serviços de urgência e emergência em obstetrícia, atendimento ambulatorial e exames de apoio diagnóstico (SADT) como mamografias, raio X, endoscopia, colonoscopia, tomografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, cardiotocografia, ultrassonografia e exames laboratoriais. A unidade disponibiliza especialidades como cirurgia geral, clínica médica, cardiologia, ortopedia, obstetrícia, urologia, nefrologia, clínica geral, pediatria e gastroenterologia.
Os números refletem a importância do hospital para a região. Em 2024, foram realizados mais de 275 mil atendimentos. Em 2025, já são mais de 110 mil atendimentos. Só neste ano, foram mais de 1.500 cirurgias, quase 2.500 atendimentos em ortopedia e 465 em neurocirurgia.
Para o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, os resultados do hospital evidenciam o compromisso do Governo do Maranhão com a descentralização dos serviços de saúde. “O Macrorregional de Coroatá é um exemplo claro de como os investimentos certos geram impacto direto na vida das pessoas. Ampliamos o acesso a especialidades fundamentais, como a neurocirurgia e a ortopedia, garantindo um cuidado resolutivo mais perto de casa para milhares de maranhenses”, destacou o secretário.
O crescimento contínuo da unidade reafirma o compromisso do Governo do Estado em interiorizar o acesso à saúde especializada e garantir resolutividade em diversas áreas da medicina, beneficiando milhares de maranhenses que dependem do SUS.
Mín. 20° Máx. 35°