Lançado no início de abril pelo Governo do Estado, por intermédio da Investe Piauí, o programa Made In Piauí já se consolida como uma das mais bem sucedidas iniciativas de digitalização da economia criativa do Nordeste. Em apenas três meses de funcionamento, a plataforma alcançou consumidores em 16 estados, das cinco regiões do país, com destaque para o Piauí – líder em vendas – São Paulo e Rio de Janeiro, como principais mercados de destino.
Já foram registradas vendas também nos estados do Pará, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Amazonas, Minas Gerais e Maranhão. A marca ultrapassa fronteiras locais e vem promovendo uma revolução na vida de artesãos, empreendedores e produtores de diversos segmentos.
A plataforma opera como um marketplace oficial do estado e foi desenvolvida para oferecer uma vitrine profissional para produtos tipicamente piauienses, com a possibilidade de alcance nacional e, em breve, internacional. O Made In Piauí representa inclusão digital, identidade cultural e geração de renda e foi criado para permitir que empreendedores e artesãos que antes vendiam apenas em feiras, lojas físicas ou para públicos locais possam acessar novos mercados com estrutura tecnológica de ponta e suporte contínuo.
Mais do que um simples canal de vendas, o site se destaca pela proposta de atendimento humanizado. Através do WhatsApp: +55 86 3142-7020, empreendedores recebem orientação personalizada sobre cadastro, comercialização, divulgação e logística. Já os clientes e interessados em compras contam com suporte dedicado para esclarecer dúvidas e facilitar todo o processo de aquisição.
Entre os empreendedores que já colhem frutos do programa está Igor Lira, proprietário da tradicional Cachaça Lira. Antes restrito a mercados regionais, ele agora já vende para estados como Pará, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Ceará.
“Assim como a Cachaça Lira acredita nas raízes, tradição e qualidade, a plataforma também, e possibilitou que a gente ganhasse outros estados, que levasse nosso produto e sabor a outros lugares. Através do Made In Piauí pudemos abrir essas portas e mostrar que nosso produto é de excelente qualidade, não só para ser consumido em todo o Brasil, mas também para que a gente ganhe o mundo”, afirma Igor.
O programa é operacionalizado pela chefia de Relações Internacionais da Investe Piauí, que comemora os avanços e reforça que o programa é muito mais do que um marketplace: é uma política pública estruturante, que alia tradição, tecnologia, inovação e oportunidade para mostrar o melhor do Piauí para o Brasil e o mundo. As inovações visam não apenas escalar as operações, mas garantir que o Made In Piauí se torne referência nacional e internacional de economia digital baseada em identidade cultural.
“A plataforma representa uma oportunidade única para artesãos e empreendedores locais. Com cadastro online e gratuito, cada vendedor ganha uma página própria com sua história, sua logomarca, fotos do processo produtivo e links para redes sociais, transformando-a em um portfólio digital capaz de alcançar clientes em todo o Brasil e, em breve, no mercado internacional. Muito mais do que um simples marketplace, esse espaço foi criado para divulgar o que há de melhor no Piauí e conta com o apoio e a estrutura do Governo do Estado para valorizar e fortalecer a arte e o comércio piauienses”, observa Isabelle Aguiar, product owner do Made In Piauí.
Além do canal de vendas, o programa oferece uma estrutura de capacitação contínua, com tutoriais em vídeo, lives, materiais didáticos e treinamentos presenciais em parceria com instituições locais. Esses recursos têm sido fundamentais para que micro e pequenos empreendedores consigam adaptar-se à nova realidade do comércio eletrônico.
Com uma estrutura robusta, o site já está integrado com ferramentas como Google Shopping, redes sociais e SEO otimizado, o que garante visibilidade elevada para os produtos listados. A acessibilidade e inclusão também são pontos centrais: o painel de controle da loja é intuitivo, com foco em usabilidade para pessoas com diferentes níveis de alfabetização digital, e está disponível para celular e computador.
Mín. 20° Máx. 35°