Quinta, 26 de Junho de 2025
27°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Piauí

Ouvidoria-Geral do Piauí e Seduc levam Projeto Ouvidoria na Escola a mais três municípios

O Projeto Ouvidoria na Escola, uma iniciativa da Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), segu...

26/06/2025 às 18h34
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Projeto Ouvidoria na Escola, uma iniciativa da Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), segue avançando pelo interior do estado e promovendo cidadania nas escolas da rede pública. Na terça (24) e quarta-feira (25), o projeto foi levado aos municípios de São Raimundo Nonato, Canto do Buriti e Floriano, alcançando estudantes e educadores de três Centros de Tempo Integral (Cetis).

Na terça, a ação foi realizada no Ceti Professora Maria de Castro Ribeiro, em São Raimundo Nonato. Já na quarta-feira (25), foi a vez do Ceti Beija Valente, em Canto do Buriti, e do Ceti Osvaldo da Costa e Silva, em Floriano, receberem a equipe da Ouvidoria.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Sebastian Pinheiro

Durante os encontros, os estudantes aprenderam sobre o papel da Ouvidoria, os tipos de manifestações que podem ser registradas, como sugestões, elogios, reclamações, denúncias e solicitações, e os canais disponíveis para esse diálogo. Além disso, os encontros foram momentos de reflexão sobre cidadania, participação social e os direitos e deveres de cada cidadão.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Sebastian Pinheiro

O professor Edmundo Ximenes, gerente de Participação Social da OGE-PI, falou sobre o impacto do projeto, que vai além do ambiente escolar. “Estamos plantando uma semente que vai florescer em cada comunidade. Ao dialogar com os estudantes, estamos formando cidadãos conscientes, preparados para reivindicar, propor e contribuir com soluções para a sociedade. O projeto Ouvidoria na Escola é um exemplo de escuta ativa e construção coletiva”, acrescentou o gestor.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Sebatian Pinheiro

Representando a Superintendência de Gestão da Educação Básica e Superior (Suged) da Seduc, a professora Tercyana Norberta, coordenadora de apoio da Suged, destacou a importância da parceria: “Levar esse projeto às escolas é mais do que uma ação institucional, é um compromisso com a escuta qualificada e com a valorização do protagonismo estudantil. Os jovens precisam saber que suas ideias, dúvidas e sugestões são bem-vindas e que fazem parte da construção de uma escola melhor para todos”, completou a gestora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Sebastian Pinheiro

Com cada nova cidade visitada, o Projeto Ouvidoria na Escola reafirma seu papel como instrumento de transformação social, ampliando a cultura da escuta, do respeito e da participação democrática entre os jovens piauienses.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Sebastian Pinheiro
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias