
Em um evento que demonstrou a força política e a capilaridade da base governista estadual, o Centro de Convenções Atlantic City, na zona Sudeste de Teresina, foi palco de uma das maiores mobilizações partidárias da história recente do Piauí. Na tarde deste sábado (25), a Convenção Estadual do “Time do Povo” reuniu um público estimado em mais de 30 mil pessoas, entre militantes, simpatizantes e lideranças políticas vindas de todas as regiões do território piauiense.
O ato político e institucional consolidou o arco de alianças que dará sustentação à plataforma governista e definiu as diretrizes para a campanha que se aproxima.
O ponto alto do encontro partidário foi a homologação oficial da candidatura à reeleição do governador Rafael Fonteles (PT). Ovacionado pelo público que superlotou as dependências e áreas externas do complexo de eventos, Fonteles subiu ao palanque principal acompanhado por uma expressiva comitiva de prefeitos, deputados e lideranças comunitárias.
Ao seu lado na chapa majoritária, foi chancelado o nome do ex-secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, que assume a vaga de candidato a vice-governador, trazendo para a chapa o peso técnico de sua gestão na pasta educacional e reforçando o discurso de continuidade dos avanços administrativos.
Para a disputa das duas vagas disponíveis no Senado Federal, a convenção ratificou a união de forças entre o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Social Democrático (PSD). O atual senador Marcelo Castro (MDB) teve seu nome homologado para buscar a renovação do mandato, enquanto o experiente deputado federal Júlio César (PSD) foi oficializado como o segundo nome da base para a Câmara Alta.
A composição reflete o equilíbrio de forças dentro do consórcio governista, garantindo palanque unificado para as principais lideranças que sustentam a governabilidade no estado e o alinhamento com o plano federal.
A costura política da coalizão estendeu-se para além da chapa majoritária, com o Atlantic City dividido em diferentes auditórios para abrigar as deliberações das proporcionais de cada legenda.
A Federação Brasil da Esperança, composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB), somou-se aos partidos aliados MDB, PSD, Republicanos, PDT e PSB para homologar a extensa lista de candidatos que disputarão as vagas na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e na Câmara dos Deputados.
A estratégia visa maximizar os quocientes eleitorais e ampliar as bancadas governistas em Teresina e em Brasília.
O peso institucional do evento foi reforçado pela presença de figuras expressivas da política nacional e estadual, com destaque para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que enfatizou a importância da manutenção do projeto político para o desenvolvimento social e econômico do Piauí.
Nas primeiras horas da tarde, as principais avenidas de acesso ao Centro de Convenções registraram intenso fluxo de veículos e ônibus de caravanas do interior do estado, criando um congestionamento que alterou a rotina da região, mas que, para os organizadores, simbolizou o engajamento e o sucesso da largada oficial do grupo rumo ao pleito de 2026.















Pesquisa Nova pesquisa Datafolha mede impactos do debate na Band e do horário eleitoral na corrida presidencial
Esaclarecimento Prefeito de Altos nega fraude em concurso público e aciona a polícia contra fake news
Treinamento Prefeitura de Alto Longá entrega materiais e inicia treinamento da 1ª Brigada Florestal
Habitação Pau D’Arco do Piauí Avança em Projeto para Construção de 50 Moradias pelo Minha Casa Minha Vida
“Salada” Eleitoral Prefeito no Piauí divide apoio político entre zonas urbana e rural
Treinamento Brigadas florestais recebem capacitação em Alto Longá para reforçar o combate e a prevenção de incêndios
Mín. 27° Máx. 39°