Estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), do Campus Professor Antônio Giovani Alves de Sousa, em Piripiri, estão utilizando o podcast como ferramenta pedagógica para abordar temas relevantes na disciplina História Social da Criança. A atividade propõe a criação de conteúdo em áudio e vídeo para integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ao ensino-aprendizagem, promovendo uma formação docente crítica, inclusiva e contemporânea.
A proposta integra o conhecimento de TDICs ao desenvolvimento de habilidades práticas na cibercultura através da criação de podcasts temáticos. Segundo a professora Juliana Oliveira, o podcast foi escolhido por ser um recurso multimídia versátil, que pode contemplar tanto áudio quanto vídeo. “Optamos por esse formato para diversificar as formas de avaliação, facilitar a compreensão de conteúdos e aguçar o conhecimento dos alunos, especialmente em relação a temas ainda pouco explorados sobre a infância”, explicou.
Os estudantes tiveram liberdade para escolher o formato de apresentação dos podcasts, o que permitiu que desenvolvessem suas habilidades tecnológicas de forma autônoma e criativa. A atividade também visou promover a autoria discente e a conexão entre teoria e prática, elementos essenciais para uma formação docente comprometida com a realidade social.
A professora Juliana destaca que o uso das TDICs no ensino superior vai além da inovação tecnológica. “Trata-se de uma estratégia para ampliar o repertório teórico dos estudantes, fomentar discussões sobre inclusão e exclusão — seja ela social, econômica ou digital e incentivar o protagonismo dos futuros pedagogos. Os podcasts possibilitam o contato com múltiplas perspectivas, o que contribui diretamente para a formação crítica dos discentes e os prepara para lidar com temáticas delicadas em sala de aula”, afirma.
As produções dos alunos exploram temáticas complexas e urgentes, como o racismo e a escravidão, analisados criticamente em relação às injustiças históricas e à luta antirracista por uma infância mais justa. A transexualidade é abordada com foco nas experiências de crianças e adolescentes, promovendo o combate ao preconceito e a valorização da diversidade de gênero.
A religião é abordada quanto ao seu papel na vida infantil em diversos contextos históricos e culturais. O episódio sobre crianças refugiadas explora seus desafios, resiliência e os impactos do deslocamento forçado em seu desenvolvimento. Crianças em contexto circense são retratadas com foco nas dificuldades de adaptação ao ensino-aprendizagem devido à mobilidade constante. Por fim, necessidades específicas levantam reflexões sobre inclusão, exclusão, direitos e pedagogias para crianças com barreiras educacionais.
Para conhecer os podcasts produzidos pelos estudantes e acessar os conteúdos na íntegra, visite o perfil oficial do curso de Pedagogia no Instagram: