Quinta, 22 de Maio de 2025
32°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Saúde Saúde

Hemoce inicia campanha para incentivar doação de sangue entre jovens cearenses

A partir da próxima segunda-feira (26), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa...

22/05/2025 às 14h16
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A partir da próxima segunda-feira (26), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), inicia campanha de incentivo à doação de sangue. Com o slogan “Fazer o Bem Tá na Veia da Juventude”, a iniciativa visa ampliar o número de doações de sangue entre o público jovem. A ação será realizada até o dia 31 de maio pelas unidades do Hemoce em Fortaleza e nas cidades de Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá.

A campanha tem como foco sensibilizar e mobilizar os jovens cearenses para a importância da doação de sangue voluntária e anônima, além de buscar desenvolver uma cultura de solidariedade e cidadania entre os estudantes, contribuindo para a formação de novos doadores regulares.

Durante o período da campanha, o Hemoce visitará escolas de Ensino Médio, onde serão realizadas palestras educativas e atividades de conscientização. A proposta é dialogar com os jovens e apresentar informações sobre o processo de doação, desconstruir mitos e ressaltar a importância desse ato para salvar vidas. A programação inclui ainda estratégias de divulgação nas redes sociais, para engajar e sensibilizar um número maior de jovens para o gesto de solidariedade.

“Há três anos, desenvolvemos a campanha Jovem Doador com o objetivo de nos aproximarmos ainda mais da juventude cearense, especialmente dos estudantes do Ensino Médio que estão entrando na faixa etária apta à doação de sangue, a partir dos 16 anos. É importante reforçar que menores de idade só podem doar mediante apresentação de um termo de autorização preenchido e assinado pelos pais ou responsável legal [clique para acessar]. Esse documento está disponível nas unidades do Hemoce, no site oficial, no Portal do Doador e também em nossas redes sociais” orienta a coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce, Nágela Lima.

A coordenadora destaca ainda a parceria com escolas nas realizações de projetos. “O Hemoce mantém um contato constante com escolas e instituições de ensino por meio de diversas parcerias. Uma dessas iniciativas é o programa ‘Caravana da Solidariedade’, que disponibiliza transporte para levar e trazer os estudantes interessados em doar. O serviço funciona semanalmente, conforme o calendário de atividades externas da instituição, sendo necessário contar no mínimo com dez voluntários”, completa.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Jovens a partir de 16 anos podem doar sangue (Foto: Arquivo Hemoce)

Semana do Jovem Doador no Ceará

A campanha faz parte da Semana do Jovem Doador no Ceará, criada em 2022 por meio da Lei Estadual n.º 18.283/22, buscando conscientizar os alunos do Ensino Médio da rede estadual de Educação sobre a importância de se tornarem doadores regulares de sangue, visando a aumentar o estoque de hemocomponentes. A ação foi definida para ocorrer duas vezes ao ano, na última semana dos meses de maio e outubro.

Seja um doador

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal.

Em Fortaleza, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo e nos postos de coleta da Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores), na Av. Desembargador Moreira, s/n — Aldeota, e do Shopping RioMar Fortaleza, no bairro Papicu. No interior, os voluntários podem fazer doações nas unidades regionais das cidades de Crato, Sobral, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias