Sábado, 17 de Maio de 2025
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Maranhão

II Semic do Cest evidencia protagonismo estudantil e o papel da Fapema no avanço da pesquisa

A programação tem como objetivo principal divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes bolsistas e voluntários, além de incenti...

17/05/2025 às 13h43
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- A programação tem como objetivo principal divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes bolsistas e voluntários (Foto: Divulgação)
- A programação tem como objetivo principal divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes bolsistas e voluntários (Foto: Divulgação)

Com foco na internacionalização da ciência e na formação de novos pesquisadores, o II Seminário de Iniciação Científica (Semic) do Centro Universitário Santa Terezinha (Cest) foi aberto na sexta-feira (16). O evento destaca a produção acadêmica de estudantes, reforçando a importância da pesquisa na graduação e o papel estratégico do apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) para o avanço da ciência no estado.

Durante a cerimônia de abertura, o diretor científico da Fapema, Cristiano Capovilla, ressaltou o impacto da parceria com o Cest, especialmente no fortalecimento do programa de bolsas PIBIC. “É um grande prazer ver essa parceria se consolidando cada vez mais. O sistema de bolsas Pibic já é bastante sólido no nosso estado, e ficamos muito felizes em ampliar essas colaborações. Agora, vemos os jovens apresentando seus trabalhos, e estamos gostando bastante do que temos acompanhado. São pesquisas relevantes, que introduzem essa juventude no mundo da ciência — e isso é o que realmente nos interessa: a entrega, o produto, o resultado do nosso investimento”, afirmou.

A programação, que segue ao longo dos próximos dias, tem como objetivo principal divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes bolsistas e voluntários, além de incentivar o pensamento crítico e o engajamento acadêmico com a produção científica.

O evento reuniu estudantes, professores, pesquisadores e representantes de instituições de fomento, como a FAPEMA, parceira estratégica do CEST na consolidação de uma cultura científica sólida e de alcance social.

A reitora do Cest, professora Conceição Melo Rolim, celebrou a participação da Fapema no evento e ressaltou a importância do apoio institucional para o fortalecimento da pesquisa na graduação. Ela convidou o público a aplaudir a Fundação, reconhecendo seu papel fundamental na concessão de bolsas para estudantes e professores.

“Neste momento, o fomento que a Fapema nos concede é fundamental, pois há uma grande integração do nosso alunado com a ciência, a pesquisa, a tecnologia e, por que não, com a inovação. É um processo essencial para o ensino superior. Por isso, estamos muito felizes e gratos com a concessão de 40 bolsas Pibic e 10 bolsas Pibit”, destacou.

A programação do II Semic inclui apresentações orais e em formato de banner, rodas de conversa e palestras, com o propósito de promover o intercâmbio de ideias entre alunos, docentes e pesquisadores convidados. A proposta é construir um ambiente que estimule o pensamento científico e a busca por soluções inovadoras para os desafios contemporâneos.

Estudantes do curso de Nutrição estão entre os destaques do evento, com pesquisas que contam com financiamento da Fapema. A bolsista Ana Karoline do Nascimento Sousa, contemplada pela Fundação pelo segundo ano consecutivo, enfatizou os benefícios do incentivo. “A bolsa ajuda o aluno e a pesquisa a se desenvolver. A possibilidade de participar de congressos e ganhar prêmios contribui muito para minha carreira e meu futuro”, destacou.

Já Felipe Antônio Gomes Matos, bolsista da FAPEMA pela terceira vez, reforçou como o apoio viabiliza a continuidade e o impacto dos estudos. “A FAPEMA possibilita que o bolsista tenha andamento dentro da pesquisa, o que gera reconhecimento para o aluno, para a instituição e para a própria Fundação. Fortalece a ciência local e incentiva mais estudantes a produzirem conhecimento em São Luís e no Maranhão”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias