Mais 74 novos profissionais foram empossados na Polícia Civil do Maranhão. Ao todo, tomaram posse em seus cargos 40 novos delegados, 22 investigadores, 3 escrivães e 9 peritos oficiais, todos aprovados em concurso público. O ato de posse coletiva dos novos policiais civis foi realizado nesta segunda-feira (5), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, e a cerimônia foi conduzida pelo governador do Estado, Carlos Brandão.
Na avaliação do governador, as novas nomeações vão reforçar o sistema de segurança pública estadual, para que haja uma “resposta mais rápida e dura” à criminalidade. Brandão também citou os avanços obtidos no setor e os bons resultados obtidos pelas forças policiais do Maranhão nos últimos anos.
“Hoje nós reforçamos aqui o sistema da Polícia Civil para que a gente possa ter agilidade. É importante a gente dizer que a gente avançou bastante. Nós saltamos de 14º para o 7º melhor [lugar] em segurança, segundo os dados do Centro de Liderança Pública, e temos a 2ª melhor [segurança] do Nordeste, mas ainda não estou satisfeito, a gente precisa melhorar mais”, disse Carlos Brandão.
A contratação dos novos policiais e peritos foi possível após o envio de um Projeto de Lei inédito à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) propondo a quebra da cláusula de barreira do concurso, que impedia a convocação dos candidatos habilitados e aprovados no último concurso público da Polícia Civil, mas não convocados para o curso de formação.
Com a aprovação da proposta pelos deputados, foi autorizada a convocação de candidatos aprovados além das vagas originalmente previstas no edital. Como resultado, mais de 120 candidatos foram chamados pelo Governo do Estado. Do total de convocados, 70 compareceram e concluíram o curso de formação. Outros quatro candidatos, oriundos de outro curso de formação, estavam apenas aguardando nomeação e posse. A presidente da Alema, deputada Iracema Vale, participou do ato de posse e celebrou as novas nomeações.
“O governador mandou a proposta da quebra da cláusula de barreira e a Alema prontamente aprovou isso e proporcionou esse momento, onde o governador tem a oportunidade de empossar todos os aprovados, todos os excedentes do concurso. Fico muito feliz em ter participado desse processo”, detalhou Iracema Vale.
Reforço ao sistema de segurança
Para o secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), Maurício Martins, a nomeação é um momento “histórico” e os novos profissionais vão “oxigenar” a estrutura de segurança do Estado, com atuação prioritária em municípios do interior.
“A nomeação, da forma como aconteceu, o governador propondo a quebra da cláusula de barreira para a Assembleia, que foi aprovada por unanimidade, demonstra uma união de esforços a favor da segurança. O ato fortalece a segurança pública e ao mesmo tempo valoriza os policiais e a instituição, aumentando seu efetivo para trabalhar em todo o estado”, aponta Maurício Martins.
Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou uma série de investimentos estaduais que vêm ampliando a atuação das forças de segurança em todo o território maranhense, como o Plano de Reestruturação de Delegacias, que vem garantindo a reconstrução, reforma, ampliação e modernização de unidades policiais em todo o estado. O Plano já garantiu a conclusão das obras em 43 delegacias, mas em 53 outras unidades, as obras já estão em andamento, e em outras 37, as intervenções estão em fase de mobilização ou planejamento.
Brandão listou ainda, entre os recentes investimentos do Governo do Estado no setor da Segurança Pública, a entrega de viaturas, armamentos, munições, equipamentos de segurança individual, drones e outros aparatos tecnológicos, além do reajuste salarial para policiais civis e a concessão da Jornada Operacional Extraordinária (JOE).
“Estamos fazendo o maior programa de reforma de delegacia de toda a história. São mais de 140 delegacias que estão sendo reformadas para dar melhores condições de trabalho à Polícia Civil. Estou aqui muito feliz com esse ato, que foi uma decisão firme, uma decisão que envolve investimento, não digo gasto, mas investimento, porque dinheiro em segurança é investimento”, enfatizou Brandão.
Realização profissional
Miguel Jorge Moreira Barros foi um dos 74 novos policiais empossados. Após longos anos de estudos e preparação, Miguel finalmente realizou o sonho de ser empossado como investigador da Polícia Civil. “O ato de posse coroa toda uma trajetória de estudo, de dedicação, mas além da questão individual, ela também representa para a sociedade maranhense um aporte maior na segurança pública, um investimento que tem sido feito pelo Governo do Estado para dar uma tranquilidade para a nossa comunidade”, relatou o investigador.
Cintia Miranda, empossada como delegada de Polícia Civil, conta que foram seis anos de espera até o momento da posse. Ela disse estar preparada para a nova missão. "Estamos muito ansiosas para servir à população, com muita felicidade e sentimento de gratidão. Foram seis anos de espera, mas acreditamos que tudo tem o momento certo. Um grande agradecimento ao governador, que reconheceu que nós estamos aqui para aservir. Isso representa um importante ganho para a sociedade maranhense".
A solenidade de posse dos novos policiais civis também contou com a presença do delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida; os comandantes gerais da Polícia Militar (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), respectivamente, Pitágoras Nunes e Célio Roberto; os secretário de Estado Sebastião Madeira (Casa Civil) e Guilberth Garcês, entre outras autoridades.
Mín. 23° Máx. 34°