Segunda, 28 de Abril de 2025
25°

Tempo limpo

Teresina, PI

Agricultura Piauí

Baixa Grande do Ribeiro é o 22º município mais rico do Brasil no agronegócio

O município de Baixa Grande do Ribeiro ficou em 22º lugar na lista dos 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio. A produção da safra 2023...

27/04/2025 às 14h45
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O município de Baixa Grande do Ribeiro ficou em 22º lugar na lista dos 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio. A produção da safra 2023/2024 foi de R$ 3,2 bilhões, principalmente soja e milho. Os dados são do Ministério da Agricultura e Pecuária. A análise se baseia nos dados da pesquisa anual do IBGE sobre a Produção Agrícola Municipal (PAM).

Além de Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, também localizado na região do Cerrado piauiense, ficou no Top 100. O município ficou na posição 38, com uma produção de R$ 2,4 bilhões, também nas culturas da soja e do milho.

O diretor de Infraestrutura da Secretaria de Agronegócio do Piauí (Seagro), Bruno Sérvio, relata que o destaque do Piauí no agronegócio brasileiro é reflexo da atuação do Governo do Estado com indutor do desenvolvimento rural. “Por meio de investimentos consistentes em infraestrutura, especialmente na melhoria e pavimentação das vias de escoamento da produção, o Estado tem garantido maior competitividade ao setor agrícola”, afirma Sérvio.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Outra ação do Governo para estimular o agronegócio são as políticas voltadas para a modernização do ambiente de negócios, com incentivo à regularização fundiária e agilidade no licenciamento ambiental. “Isso tem fortalecido a cadeia produtiva e atraído novos investimentos para o campo piauiense”, diz o diretor.

Além dos números expressivos nas lavouras, Baixa Grande do Ribeiro tem investido em tecnologia e práticas sustentáveis, buscando maneiras de aumentar a produtividade sem comprometer o meio ambiente. Isso não apenas garante a rica biodiversidade da região, mas também prepara o caminho para um futuro mais sustentável.

Os 100 municípios mais ricos em valor de produção ocupam uma área colhida de 33,1 milhões de hectares, representando 34,5% da área total de 95,8 milhões de hectares do Brasil. A base das informações abrange 70 produtos das lavouras temporárias e permanentes produzidas nos 5.563 municípios brasileiros e a classificação dos 100 municípios é fundamentada no valor da produção.

Clique aqui para ter acesso à lista dos 110 municípios mais ricos do agronegócio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias