Dizem que mãe é tudo igual, mas parece que no Turismo esse ditado não se aplica. Afinal de contas, tem uma mãe para cada tipo de viagem. Como a aventureira, que adora desbravar as belezas naturais do destino. As que são a cultura em pessoa, fascinadas pelos museus e “city tours” por onde passam. E tem ainda as que viajam para relaxar, sempre na companhia de um bom livro na beira da piscina ou de um spa. O que não faltam são opções de atrativos para elas e, por isso, a Agência de Notícias do Turismo separou alguns perfis de mães viajantes e pequenos roteiros para destinos que podem se encaixar no seu tipo de mãe.
MÃE AVENTUREIRA- Sua mãe adora fazer coisas diferentes e radicais, como rapel, trilhas, esportes aquáticos ou explorar a natureza? Se sim, este perfil é direcionado para ela. Há muitas opções de destinos no Brasil para este tipo de mãe, como é o caso de Florianópolis, em Santa Catarina. Lá, ela pode praticar surf, stand-up paddle e kitesurf nas praias da Joaquina e Campeche. Se preferir uma aventura na natureza, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um destino imperdível, com trilhas, cachoeiras e paisagens exuberantes. Outro que não pode ficar de fora é o Jalapão (TO). O local é o destino ideal para a mãe que busca contato com a natureza, com diversas opções de passeios como caminhadas, rafting, canoagem, mergulho em rios e cachoeiras, além de acampamentos em meio à natureza.
MÃE CULTURAL- Essa mãe gosta de conhecer a história e a cultura dos lugares que visita, através dos museus, igrejas, monumentos históricos e de eventos culturais. Se ela se identifica com este perfil, Salvador (BA) é um dos principais destinos para ela. A capital baiana com sua arquitetura colonial, música, culinária e religiosidade, traz um pouco das influências africanas e europeias em nosso país. Outra opção é São Paulo (SP), que abriga museus renomados, teatros, galerias de arte, além de bairros como a Liberdade, que é o maior reduto da cultura japonesa no país, e a Vila Madalena, conhecida por suas artes de rua e grafites. O carnaval multicultural e as casas coloridas de Olinda (PE) são imperdíveis, assim como a arquitetura colonial e a variedade de eventos culturais de Paraty (RJ).
MÃE GASTRONÔMICA- Quem aí não gosta de viajar e aproveitar a culinária local? Com as mães não é diferente, e se a sua se encaixa aqui que tal levá-la para Belém (PA)? A capital paraense é famosa por seus pratos à base de peixes de água doce, como o tacacá, o pato no tucupi e o famoso açaí. No sul do país, Gramado (RS) e a sua culinária agradam a todos que visitam e pode ser uma ótima opção. Em Belo Horizonte (MG), pratos como o feijão tropeiro, pão de queijo, o frango com quiabo e o doce de leite são os “xodós” das mamães. Agora, se ela curte pratos que refletem a influência indígena, africana e portuguesa, os destinos potiguares estão entre as sugestões. Alguns dos pratos mais tradicionais são os famosos: camarão na moranga e a ginga com tapioca, que consiste em um peixe frito servido com tapioca.
MÃE RELAXADA- Toda mãe merece um momento “relax”, não é mesmo? Mas tem aquelas que aproveitam a viagem para desbravar resorts e hotéis com spas, fazer passeios de barco, aproveitar as praias e curtir um bom livro na beira da piscina. E por falar em piscina, Caldas Novas (GO) pode ser o destino ideal para ela. A cidade goiana é famosa por suas águas termais e conta com diversas opções de spas e hotéis com piscinas aquecidas naturalmente. O Centro-Oeste do país ainda oferta a cidade de Barra do Garça (MT). Suas águas termais são procuradas por turistas de várias regiões do Brasil, pois melhoram o estresse e relaxam o corpo. Campos do Jordão (SP) e Monte Verde (MG) também integram esta lista. Os dois destinos, situados na Serra da Mantiqueira, são boas opções para relaxar em meio à natureza.
MÃE COMPRADORA- Que mãe não viaja e leva pelo menos uma lembrancinha para o filho (a)? Se a sua é assim, a cidade de São Paulo é recomendada para ela. A maior cidade do país oferece diversas opções de lojas, shoppings e feiras de rua. A Rua 25 de Março, localizada no centro da cidade, é conhecida como o maior centro de compras da América Latina, com uma grande variedade de produtos, desde artigos de decoração até eletrônicos e roupas. A capital fluminense, Rio de Janeiro, conta também com diversas opções de shoppings e lojas, além de feiras de rua, como a famosa Feira de São Cristóvão, que oferece uma grande variedade de produtos típicos. A cidade pernambucana de Caruaru é famosa por seu polo de confecções, com diversas opções de roupas e acessórios a preços acessíveis.
Seja em um destino de aventura, cultura, gastronomia, relaxamento ou compras, o Brasil oferece uma diversidade de opções para agradar a todos os tipos de mães viajantes. E o mais importante é que, em todas essas viagens, a presença das mães é sempre uma fonte de amor, carinho e inspiração para seus filhos e familiares. Por isso, que tal planejar a próxima viagem com a sua mãe e desfrutar juntos de novas experiências?
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Mín. 21° Máx. 41°