Sexta, 04 de Abril de 2025
25°

Tempo nublado

Teresina, PI

Educação Piauí

Fundação da Uespi fecha parceria para a oferta de cursos de pós-graduação na área da saúde

A Fundação de Apoio à Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Funtespi) estabeleceu uma parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o gr...

03/04/2025 às 16h06
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Fundação de Apoio à Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Funtespi) estabeleceu uma parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o grupo Expansão, Gestão em Educação e Eventos, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de pós-graduação no Estado. A iniciativa busca atender a uma demanda crescente por qualificação profissional, especialmente na área da saúde.

A Funtespi atua na captação de recursos e no estabelecimento de convênios com instituições públicas e privadas. Segundo o vice-reitor da Uespi e presidente da Fundação, Jesus Abreu, a instituição tem o propósito de “apoiar a Universidade Estadual do Piauí no sentido de captar recursos e fazer convênios e parcerias com instituições públicas e privadas, promovendo o engrandecimento da nossa instituição”.

Sobre a parceria com a Expansão, Jesus Abreu destaca que esta iniciativa viabilizará a oferta de seis novos cursos de pós-graduação no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Uespi. “São cursos que não existem em nenhuma universidade pública nem privada do Piauí e serão oferecidos por meio de um convênio com a empresa de Expansão, que é do Ceará”, afirma.

O presidente da Fundação também aponta os benefícios da parceria, ressaltando a importância da capacitação profissional e da visibilidade institucional. “A parceria permitirá uma maior qualificação dos profissionais da área da saúde no Piauí e vai promover uma visibilidade muito maior para nossa instituição. Além disso, contribuirá para a captação de recursos”, explica. O professor acrescenta que a Expansão é o primeiro grande contrato da fundação, mas que há outras negociações em andamento. “Estamos em vias de assinar outros convênios, com a Seduc e outros órgãos para promover esse desenvolvimento da Universidade Estadual do Piauí”, acrescenta.

O diretor da PosExpi, Henrique Macedo, destaca que a parceria busca levar mais conhecimento à população por meio dos cursos de especialização. “Vamos trazer professores de diversas áreas e de outros estados para aprimorar o ensino da pós-graduação”, explica. Henrique Macedo diz que essa parceria não é inédita. “Há cerca de 10 anos, esse convênio já existiu e foi um grande sucesso. Agora, por meio da fundação da Uespi, estamos retomando essa iniciativa, mantendo o mesmo padrão de qualidade”, afirma.

Os cursos de pós-graduação disponibilizados por meio da parceria são:

  • Urgência e Emergência
  • Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Fisioterapia em Oncologia
  • Nutrição em Terapia Intensiva
  • Neuropsicopedagogia

As aulas serão realizadas na Faculdade de Ciências Médicas (Facime), com encontros presenciais, sendo um final de semana por mês (sábados e domingos). A carga horária total dos cursos será de 360 horas, distribuídas ao longo de 18 meses. Além dos docentes da Uespi, professores de outras instituições de ensino também irão compor o quadro acadêmico.

Segundo Henrique Macedo, os cursos atenderão a diferentes públicos, dependendo da especialidade. “Por exemplo, o curso de Farmácia é voltado para farmacêuticos, enquanto o de Fisioterapia pode ser feito por profissionais de outras áreas da saúde. Já o curso de Urgência e Emergência tem um público mais abrangente”, esclarece.

As inscrições já estão disponíveis, e os interessados podem garantir sua vaga. Para mais informações e matrículas: (86) 99432-9894 ou pelo Instagram @posexpi_teresina .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias