Segunda, 24 de Fevereiro de 2025
33°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Esportes Piauiense 2025

Jogos de ida da segunda fase do Campeonato Piauiense foram regadas de muita emoção

Altos perde invencibilidade; Parnahyba e Fluminense vencem e se classificam; River vence a primeira mas segue por um fio contra o rebaixamento.

24/02/2025 às 11h12 Atualizada em 24/02/2025 às 13h31
Por: Emanuel Lucas
Compartilhe:
Foto: FFP
Foto: FFP

Um final de semana regado de emoções nos jogos de ida da segunda fase do Campeonato Piauiense. No Estádio Albertão, o River conseguiu sua primeira vitória no torneio contra a equipe do Piauí por 1 a 0, em um clima de muita tensão do lado de fora do estádio antes da partida, já que a Polícia Militar contou até com cavalaria caso acontecesse o rebaixamento do Galo. No Gerson Campos em Oeiras, com direito a pênalti perdido pelo Vaqueiro Belchior e bobeira defensiva do time da casa, o Fluminense conseguiu vencer o Oeirense por 1 a 0 e garantiu sua passagem para as semifinais do campeonato. No Ytacoatiara de Piripiri, o 4 de Julho surpreendeu o Altos também com vitória por 1 a 0 e entrou na briga pela última vaga. O jogo mais movimentado foi no Albertão, onde o Parnahyba venceu o Atlético/PI por 2 a 1, com direito a uma falha bisonha do goleiro do Cavernão, resultado esse que deixou o CAP de fora das semifinais e agora lutará para permancer na elite estadual.

Três jogos movimentaram o último sábado (22), sendo um em Teresina, outro em Piripiri e mais um na cidade de Oeiras. Em Piripiri, devido à escassez de grandes oportunidades, a primeira parte do jogo terminou empatada em 0 a 0. O 4 de Julho, necessitando de resultados para escapar da zona de rebaixamento, começou a arriscar chutes na área adversária. Os jogadores Junior e Kakin se destacaram, e Natan chegou a marcar no fim do primeiro tempo, porém, o árbitro assinalou impedimento.


Foto: Samuel Pereira/Altos

Para preservar a invencibilidade, o técnico Francisco Diá realizou algumas mudanças na equipe, mas as jogadas de ataque não resultaram em oportunidades claras. As cobranças de falta do Jacaré causaram alguns sustos ao Colorado, mas foi o 4 de Julho que se mostrou eficaz, abrindo o placar. Aos 27 minutos, Aluizio se lançou num contra-ataque, Natan recebeu a bola, tocou para Coutinho na área, que se desvencilhou da marcação e marcou o único gol da partida.

Em Oeiras, no primeiro tempo antes da pausa técnica, ambas as equipes tiveram pouca produção em termos de chances e oportunidades reais de gol. O Cachorro Louco apresentou mais ocasiões para realizar contra-ataques velozes pelo flanco esquerdo, mas encontrou dificuldades para fazer a bola chegar à grande área adversária. Por outro lado, o Fluminense-PI teve mais oportunidades de finalização direta em direção ao gol do time da casa, mas pecou na hora de se posicionar para balançar as redes. A melhor oportunidade surgiu aos 36 minutos, com o meia Chiclete, que viu sua finalização tocar na trave.


Foto: Leonardo Rocha / Fluminense E.C.

O segundo tempo foi bem mais dinâmico, especialmente para o Fluminense-PI, que teve a grande chance de abrir o placar. O Vaqueiro teve um pênalti a seu favor; João Sala foi encarregado da cobrança, mas o goleiro Luciano fez a defesa. No entanto, Vaqueiro não se deixou abater e garantiu sua classificação para as semifinais aos 52 minutos do segundo tempo. Veraldo foi o autor do único gol da partida, após receber um cruzamento da direita executado por Romário.

Na capital, os ânimos estavam apreensivos tanto dentro, quanto fora do Estádio Albertão, uma vez que a situação crítica do River no torneio, fez com que a Polícia Militar estivesse reforçada na questão da segurança antes, durante e depois do jogo. A possível queda do River para a segundona do estado ficou adiada para a próxima semana, já que conseguiu seu primeiro triunfo no estadual e mantém vivas, mesmo que mínimas, as chances de permanência. O Piauí começou a partida de maneira mais ofensiva desde o começo do primeiro tempo. No entanto, quem primeiro conseguiu um ataque efetivo foi o River-PI. Natalício realizou um cruzamento pela direita e, após um desvio, Carlinhos chutou, mas a bola acertou a trave.


Foto: Maria Vitória/River AC

O Piauí tentou reagir, mas perdeu uma grande oportunidade em uma cobrança de falta pela direita, onde dois atletas, Ribeiro e Paulinho, estavam posicionados abaixo da trave e não conseguiram finalizar para o gol. A segunda metade do jogo começou com uma resposta do River-PI. Carlinhos fez um cruzamento, a bola foi para Natalício, que girou e passou para Waldir. Sem marcação, ele chutou e a bola desviou em Max, entrando na rede. Alysson Caucaia foi mandado para fora. Nos minutos finais, o Piauí aumentou a pressão, criando um clima de tensão na partida. Zizu teve a chance de empatar, mas desperdiçou uma rara oportunidade de ataque do Enxuga Rato. O Galo conseguiu segurar a vantagem mesmo jogando com apenas 10 atletas em campo.

O outro jogo na capital aconteceu no domingo, entre Atlético e Parnahyba, onde os visitantes fizeram a festa e lograram classificação para as semifinais e ainda de quebra, colocou o CAP na condição de luta contra o rebaixamento com a derrota. No primeiro tempo, o Atlético-PI procurou controlar o jogo e focou principalmente em seu flanco esquerdo para ameaçar a meta do Parnahyba. Contudo, erros de passes e imprecisão nas finalizações foram desafios enfrentados pelo Cavernão na primeira metade da partida. A melhor oportunidade para a equipe surgiu com Esquerdinha, que fez a bola ir de encontro a trave.


 Foto: Julio Costa/ge

Por outro lado, o Tubarão aguardou pela oportunidade ideal e se aproveitou de um erro grotesco de Gefferson para marcar com Athyrson. Na etapa seguinte, o treinador Washington Luiz efetuou alterações e colocou em campo um time mais agressivo. No entanto, mesmo com uma intensidade maior, foi o Parnahyba quem marcou novamente, após uma falta cometida dentro da área por Gefferson em Dedeco. Vitão fez a cobrança e aumentou a vantagem. O Cavernão conseguiu reduzir a diferença no último minuto, com Júnior Mandacaru, mas acabou ficando nisso.

Classificação geral do campeonato após os jogos de ida:

Parnahyba - 13pts (Classificado)
Altos - 12pts (Classificado)
Fluminense - 12pts (Classificado)
Piauí - 11pts
5º 4 de Julho - 8pts
6º Atlético/PI - 7pts
Oeirense - 6pts
River - 5pts

Jogos de Volta

28/02 - Sexta - Fluminense x Oeirense - Estádio Albertão, às 16h
01/03 - Sábado - Piauí x River - Estádio Albertão, às 16h
02/03 - Domingo - Parnahyba x Atlético/PI - Estádio Pedro Alelaf, às 15h45
02/03 - Domingo - Altos x 4 de Julho - Estádio Albertão, às 16h

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias