
A campanha de Carnaval “Não há alegria maior do que salvar vidas — Doe Sangue” pretende sensibilizar a população cearense sobre a importância da doação voluntária de sangue
O Centro de Hematologia de Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza, neste sábado (22), o último bloquinho da solidariedade. O evento acontece a partir das 9h, na sede do hemocentro, em Fortaleza, e contará com a participação do Bloco Camaleões do Vila. A ação faz parte da campanha de Carnaval “Não há alegria maior do que salvar vidas — Doe Sangue”, para sensibilizar a população cearense sobre a importância da doação voluntária de sangue nesse período que antecede a festa carnavalesca.
Iniciada em 5 de fevereiro, a sensibilização visa reforçar o estoque de hemocomponentes no Estado. Durante os sábados deste mês, o Hemoce promoveu uma programação especial com a participação da banda Os Transacionais e dos blocos Dragões do Ritmo e Unidos da Cachorra. Embora a programação com os blocos carnavalescos esteja se encerrando, as unidades do Hemoce seguem recebendo as doações de sangue para reforçar os estoques do período momino.
“A campanha é mais uma oportunidade para chamar a atenção da sociedade para esse tema tão importante que é a doação de sangue. Convidamos os doadores regulares e quem ainda não é doador a fazer parte desse momento de alegria e solidariedade. As doações realizadas no Hemoce vão para pacientes em mais de 500 unidades de saúde espalhadas pelos 184 municípios do Estado, cobrindo 100% do Sistema Único de Saúde (SUS) no território cearense. Vista a sua fantasia da solidariedade e participe”, convida a coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima.
A parceria com os blocos de carnaval é uma tradição nas campanhas de incentivo à doação de sangue no período carnavalesco. O bloco Camaleões do Vila é parceiro do Hemoce há mais de cinco anos. Em 2019, a doação de sangue foi o tema trabalhado pelo grupo para incentivar o público que participou das apresentações do bloco, levando à reflexão sobre a importância do gesto de solidariedade.
Durante o Carnaval, o Hemoce vai receber os doadores em horário diferenciado. Em Fortaleza, a sede funciona no sábado (1º), das 7h às 16h, e o posto de coleta da Praça das Flores, das 7h às 12h30 e 14h às 16h. Nos dias 2, 3 e 4, apenas a unidade do Hemoce no evento Renascer vai funcionar, das 9h às 17h. Na quarta-feira (5), a sede retoma o atendimento das 12h às 17h30 e o posto da Praça das Flores, das 12h às 16h.

Bloquinho da solidariedade acontece a partir das 9h, na sede do hemocentro, em Fortaleza
No interior cearense, a Unidade de Atendimento ao Doador do Hemoce Sobral funciona no sábado (1°), das 8h às 12h, e o Hemonúcleo de Juazeiro, das 12h às 17h15. Na segunda-feira de carnaval (3), a unidade no Renascer Quixadá recebe os voluntários das 9h às 15h30, e na terça-feira (4), será a vez do Renascer de Juazeiro do Norte receber os doadores, das 8h às 16h. Na quarta-feira (5), os Hemocentros Regionais de Crato, Quixadá e Iguatu, além da Unidade de Atendimento ao Doador de Sobral, retomam o atendimento a partir das 13h, enquanto o hemonúcleo de Juazeiro do Norte volta às 12h.
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do hemocentro.
Saúde Cirurgias plásticas menos invasivas são tendência
IST Sífilis continua em ritmo acelerado de crescimento no país
Saúde Um em cada 10 agentes penitenciários teve diagnóstico de depressão Mín. 25° Máx. 39°