A sexta e última rodada do Estadual começa hoje e vai até segunda-feira, para a definição dos confrontos da fase seguinte, e assim conhecermos os semifinalistas e também os rebaixados para a Série B em 2026. Atlético/PI e Altos se enfrentam hoje, no Estádio Albertão, às 20h30. Já no sábado, às 16h, teremos o embate pelo Grupo B entre Piauí e Oeirense, na capital do estado. No domingo, 4 de Julho e Parnahyba fazem o duelo no interior, na Arena Ytacoatiara às 16h. E na segunda, às 19h no Estádio Albertão, teremos o duelo mais importante do campeonato, entre River e Fluminense, uma vez que o Galo Carijó só somou 1 ponto em 5 jogos e corre risco de queda para a segundona de forma inédita.
Pelo Grupo A, o Atlético/PI não vive um bom momento no certame, já que sua campanha não condiz com investimento feito para a temporada. O clube ocupa a 3º posição com apenas 6 pontos, e ainda não correspondeu de forma positiva no torneio frente seu torcedor, tendo vencido apenas na estreia contra o River por 2 a 1, tendo empatado 3 partidas e perdido uma. O seu adversário Altos, vem de uma expressiva vitória na Copa do Nordeste frente ao Fortaleza por 2 a 1 e o técnico Francisco Diá não quer saber de oba-oba em seu elenco por conta desse triunfo, e visa a vitória no duelo do estadual, para alcançar as semifinais sem riscos. No primeiro turno, Jacaré e Cavernão ficaram no empate em 1 a 1.
Foto: Maurício Soares/GE
O outro duelo será entre tricolores, que vivem situações opostas no campeonato. O River ocupa não só a lanterna do grupo, mas também da tabela geral do Piauiense, entrando em alerta vermelho para uma queda de forma inédita para a segunda divisão do estado. O clube não venceu nenhuma partida em 5 jogos e em meio a isso, houve questões extracampo, como troca de treinador e também, chegadas e saídas de atletas que não corresponderam com a camisa do time.
Foto: Leandro Rocha
Se quiser alcançar a permanência na elite e possivelmente uma classificação às semifinais, o River teria que vencer o Flu hoje, e eliminar o melhor time do Grupo B na segunda fase em duelo ida e volta, que por enquanto é a equipe do Piauí, líder do seu grupo até o momento. Já o Fluminense, está na vice-liderança da chave com 8 pontos, prega respeito a situação do adversário, mas entende que uma vitória, deixaria o Vaqueiro Belchior mais próximo das semifinais, dependendo apenas do confronto da segunda fase para tentar alcançar seu objetivo. Na primeira parte classificatória, o Fluminense goleou o River por 4 a 1 no Albertão.
Já no Grupo B, Piauí e Oeirense se enfrentam no Albertão, uma vez que vivem situações opostas no campeonato. O Piauí alcançou a liderança da chave após vitória no litoral na rodada anterior e busca ratificar sua posição para encarar o pior time do outro grupo, que momento é o River, vivendo situação delicadísima contra o rebaixamento. O Enxuga-Rato terá em seu comando técnico Renatinho Potiguar, já que Roberto Fernandes pediu demissão do cargo, após empate em 1 a 1 contra o 4 de Julho na 4º rodada.
O Oeirense apesar de ter conseguido vencer pela primeira vez no torneio contra o Colorado Piripiriense fora de casa na rodada anterior, também vive drama contra o rebaixamento, e como ele já está garantido na segunda fase, o Cachorro Louco teria pela frente o melhor clube do Grupo A, que de momento é o Altos. Na primeira parte, o Enxuga-Rato conseguiu triunfo sobre o Cachorro Louco por 1 a 0 fora de casa.
4 de Julho e Parnahyba fazem o único duelo no interior do estado, na Arena Ytacoatiara em Piripiri. O 4 de Julho vem de derrota em casa para o Oeirense por 2 a 1, time que ainda não havia vencido nenhum jogo até em então, reacendendo o alerta contra o rebaixamento, já que o clube no início do campeonato, montou um plantel bem modesto e que muitos cronistas esportivos já davam o time piripiriense como um dos rebaixados, e que no momento, vem cumprindo esse prognóstico já que possui 5 pontos e apenas 1 vitória no estadual.
Foto: Rede Clube
O Tubarão do Litoral apesar de ter perdido seu último jogo, ainda permanece na segunda posição do seu grupo, mas entende que não pode mais comenter vacilos, já que ao mesmo tempo em que luta pelas semifinais, corre também o risco de queda para a segundona por conta da campanha mediana na qual está fazendo. Na 3º rodada, o Parnahyba saiu derrotado do Ytacoatiara po 1 a 0.
Rodada 6
Atlético/PI x Altos (Hoje, no Estádio Albertão, às 20h30)
Piauí x Oeirense (Amanhã, no Estádio Albertão, às 16h)
4 de Julho x Parnahyba (Domingo, na Arena Ytacoatiara, às 16h)
River x Fluminense (Segunda, no Estádio Albertão, às 19h)
Mín. 22° Máx. 32°